Ex-integrantes do Comitê Covid da Prefeitura de BH formam novo grupo de monitoramento da doença

comite covid 2
O ‘Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 em BH’, vai retomar o acompanhamento da Covid na capital em colaboração com a sociedade civil (Amanda Dias/BHAZ)

Os infectologistas Carlos Starling, Estevão Urbano e Unaí Tupinambás, que integravam o antigo comitê de enfrentamento à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), se uniram à entidades da área da saúde e movimentos sociais para recriar o grupo, agora com o apoio popular. O comitê, criado pela administração municipal logo com a chegada da pandemia na cidade foi extinto em março deste ano.

O novo grupo, batizado de “Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 em BH”, vai retomar o acompanhamento da Covid-19 na capital em colaboração com a sociedade civil. Toda semana, será emitido um boletim semanal com o registro de novos casos e óbitos. O comitê será lançado nesta sexta-feira (3), às 15h, e será sediado na Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

As principais preocupações do comitê popular são o aumento da  contaminação de crianças entre 5 e 11 anos, que estão com baixa adesão à vacinação, a pressão sobre os hospitais e a subnotificação com a chegada dos autotestes nas drogarias.

Além dos infectologistas mencionados, também integram o grupo a coordenadora do Comitê de Enfretamento à Covid-19 da UFMG, Cristina Alvim, os professores Henrique Guerra e Dirceu Greco, o secretário de Saúde do STF (Superior Tribunal Federal) Wanderson Oliveira, além das associações Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia e de Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!