Exército alega treinamento para justificar viaturas em local proibido na Zona Sul

Por três dias seguidos, o trânsito na região da avenida Prudente de Morais, na altura do bairro Cidade Jardim, na Zona Sul de Belo Horizonte, foi prejudicado pelo estacionamento de viaturas do Exército Brasileiro em locais proibidos. Procurada pelo Bhaz, a corporação atribuiu o transtorno a um treinamento, que terminou nesta sexta-feira (22), para a Olimpíada.

Três veículos das Forças Armadas ficaram estacionados durante manhã e tarde na rua Guilherme de Almeida, praticamente esquina com a Prudente de Morais. A via recebe intenso tráfego de motoristas com destino aos bairros São Bento, Santa Lúcia, Buritis e afins. “Isso é proibido, atrapalha o trânsito! Se fosse a gente, rapidinho levava multa”, reclamou um taxista.

Mas por qual motivo o Exército se instalou por três dias seguidos naquela região? Uma divisão das Forças Armadas (Força de Contingência) realizou um treinamento “de regras de engajamento e resgate de pessoas feridas” no antigo prédio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), localizado na Prudente de Morais. O objetivo: Jogos Olímpicos realizados em Belo Horizonte.

“Não havia uma liberação especial para o estacionamento, embora tenha sido selecionado um local, para parada temporária das viaturas, que causasse o menor transtorno ao público e que pudesse atender às necessidades operacionais e de realismo do treinamento”, justificou, por nota, a corporação.

Mesmo que a poucos metros daquele ponto existisse um estacionamento permitido, o Exército justificou que “o posicionamento das viaturas foi escolhido a fim de que a tropa pudesse realizar o treinamento de evacuação de feridos e retirada de militares, no menor tempo possível”.

Outros treinamentos nos próximos dias não foram descartados pela corporação, que garantiu solicitar apoio aos órgãos de trânsito e comunicar a população se a simulação causar qualquer transtornos na circulação de pessoas e veículos.

Caso um cidadão queira reportar elogio, sugestão ou queixa ao Exército, basta entrar em contato pelo telefone 3508-9583 ou pelo e-mail [email protected].

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!