Festival do Queijo Artesanal de Minas ocorre em junho em BH; saiba mais

15/05/2025 às 18h24
Foto Divulgação FQAM

O Festival do Queijo Artesanal de Minas já tem data definida. A sétima edição do evento ocorre entre os dias 12 e 14 de junho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. Neste ano, o festival será realizado de forma conjunta com a Megaleite 2025, a maior feira de pecuária leiteira da América Latina.

A expectativa dos organizadores é de reunir dezenas de produtores de diferentes regiões do estado nos três dias de evento que, este ano, passa a contar com a participação de produtores do Vale do Jequitinhonha, região onde se fabrica o tradicional Queijo Cabacinha, que foi recentemente regulamentado.

“A presença do Queijo Cabacinha representa um marco para a diversidade e para o reconhecimento das identidades regionais que fazem do queijo mineiro um patrimônio cultural”, afirma o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto.

“A inclusão do Queijo Cabacinha no festival é uma conquista significativa para os produtores do Vale do Jequitinhonha. Não apenas valoriza a tradição local, mas também abre novas oportunidades de mercado, fortalecendo a economia regional e promovendo a cultura mineira”, reitera o analista de agronegócios do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

Além de produtores do Vale do Jequitinhonha, a edição de 2025 vai contar ainda com produtores de diversas outras localidades. Ao todo são dez regiões oficialmente reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA): Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serro, Triângulo Mineiro, Serras da Ibitipoca e um décimo espaço destinado aos produtores de região sem caracterização.

As regiões de Alagoa (Queijo Artesanal de Alagoa), Mantiqueira de Minas (Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas), Serra Geral do Norte de Minas também estarão representadas.

Programação

O Festival do Queijo Artesanal tem entrada gratuita e terá em sua programação estandes de degustação e venda de queijos, pratos preparados por chefs convidados, oficinas temáticas, atrações culturais e espaço para produtores de outras iguarias regionais.

A programação do evento, que será divulgada em breve no seminários, oficinas, palestras e agenda de relacionamento.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ