Sede em Nova Lima: PF desarticula fraude em importações responsável por rombo de R$ 20 milhões

A Polícia Federal, o Ministério Público e a Receita Federal iniciaram nesta terça-feira (26) a Operação Expresso Canadá em Belo Horizonte e em outros cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo. A foi batizada em referência ao bairro Jardim Canadá, que fica em Nova Lima, na região metropolitana de BH, já que lá foi encontrado um galpão que servia como depósito de mercadorias do grupo.

O objetivo da operação é desarticular um grupo que atuava na importação de mercadorias como eletrônicos, material de informática, suplementos alimentares, dentre outros, através de falsa declaração de conteúdo para o não pagamento de imposto. O desvio foi um montante de R$ 20 milhões, de acordo com a Polícia Federal e a Receita Federal.

No total são 47 mandados expedidos, dentre eles 10 mandados de prisão temporária em Belo Horizonte e Salvador, 21 mandados de busca e apreensão em empresas e escritórios de despachantes aduaneiros e 16 de condução coercitiva. Os facilitadores do processo e os servidores públicos poderão receber penas que variam entre 7 e 18 anos.

Os crimes investigados são de contrabando, descaminho, facilitação, organização criminosa e delitos contra o sistema financeiro.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!