A Câmara Municipal de Belo Horizonte elegeu, nesta segunda-feira (12), o vereador Gabriel Azevedo (sem partido) como o novo presidente da casa legislativa, a partir de 2023. Ele assumirá no lugar de Nely Aquino (Podemos), que foi eleita deputada federal e apoiou a candidatura do parlamentar à presidência.
A chapa 1, que concorria contra ele, era a aliada ao prefeito Fuad Noman (PSD) e liderada pelo vereador Professor Claudiney Dulim (Avante).
Quem é Gabriel Azevedo?
Gabriel Azevedo tem 36 anos e exerce seu segundo mandato como vereador de Belo Horizonte. Foi eleito pela primeira vez em 2016, com 10.185 votos. Em 2020, se reelegeu com 13.088 votos.
O parlamentar é formado em Jornalismo, Publicidade e Direito, e atua como professor de Direito Constitucional. Entre 2011 e 2014, foi subsecretário de Estado de Juventude do Governo de Minas.
Sem partido, Gabriel é defensor da possibilidade de haver candidaturas independentes a cargos políticos, “como um instrumento de fortalecimento da democracia”. Para ele, exigir a filiação partidária para uma candidatura é limitar o direito de participação na política.
A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte é considerada um é um primeiro passo para Gabriel Azevedo ser candidato a prefeito nas próximas eleições municipais, em 2024.
O vereador foi um dos protagonistas da oposição ao ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) na CMBH nos últimos anos. Ao presidir a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da BHTrans na casa legislativa, no ano passado, ele votou a favor do relatório que pedia o indiciamento do então mandatário, além de outros envolvidos.
Ao discursar depois de ser eleito, na manhã desta segunda-feira, Gabriel Azevedo direcionou a fala ao atual prefeito, Fuad Noman.
“Quero ouvir do prefeito Fuad Noman por qual razão ele aceitava qualquer um, menos eu [para ser presidente da CMBH]. Por quê? Não tem aqui um presidente rancoroso. Prefeito Fuad, eu não lhe guardo rancor, só quero entender por que eu não poderia ser presidente, só eu”, declarou.
Gabriel Azevedo x Claudiney Dulim
A chapa 2, vencedora, é ligada ao deputado federal Marcelo Aro (PP). Além de Gabriel como presidente, ela ainda conta com a vereadora Marcela Trópia (Novo) como secretária-geral e o Professor Juliano Lopes (Agir) como 1º vice-presidente.
O 2º vice-presidente é Wesley (PP), o 1º secretário é Ciro Pereira (PTB), e a 2º secretária é Flávia Borja (PP).
A chapa 1 era composta, além de Claudiney Dulim, pelos vereadores Dr. Célio Frois (PSC) como 1° vice-presidente, Bruno Miranda (PDT) como 2º vice-presidente, Wanderley Porto (Patriota) como secretário-geral, Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) como 1° secretário, e Fernando Luiz (PSD) como 2° secretário.
A vitória de Gabriel Azevedo foi consolidada com o voto do vereador Ramon Bibiano (PSD), do partido do prefeito, mais um sinal de derrota para Fuad Noman.
Votação
A votação para a mesa diretora da Câmara Municipal de BH foi tumultuada e envolveu uma discussão entre parlamentares governistas e a oposição. Apoiadores da chapa 1 acusaram vereadores de coagir Ramon Bibiano a votar na chapa de Gabriel Azevedo, e não à chapa ligada à prefeitura e ao próprio partido.
O vereador Léo Burguês (União) foi um dos envolvidos na briga durante a votação. Sem citar nomes, Gabriel chamou a confusão de “teatro” e disse que “o principal ator desta casa resolveu hoje protagonizar uma das suas óperas-bufas”.
“Essas cenas de três vereadores dizendo que tinha gente coagindo… Teatro para cima de mim, não. O povo me conhece. Dos muitos defeitos que eu tenho, corrupção não é, falta de caráter não é”, disse o vereador presidente eleito.
Confira como votou cada vereador de Belo Horizonte para a nova mesa diretora da Câmara Municipal:
Chapa 2
- Álvaro Damião (União Brasil): Chapa 2 (Gabriel Azevedo)
- Braulio Lara (Novo): Chapa 2
- Ciro Pereira (PTB): Chapa 2
- Cláudio do Mundo Novo (PSD): Chapa 2
- Cleiton Xavier (PMN): Chapa 2
- Fernanda Pereira Altoé (Novo): Chapa 2
- Flávia Borja (PP): Chapa 2
- Gabriel Azevedo (sem partido): Chapa 2
- Henrique Braga (PSDB): Chapa 2
- Irlan Melo (Patriota): Chapa 2
- Jorge Santos (Republicanos): Chapa 2
- José Ferreira (PP): Chapa 2
- Marcela Trópia (Novo): Chapa 2
- Marcos Crispim (PP): Chapa 2
- Professor Juliano Lopes (Agir): Chapa 2
- Professora Marli (PP): Chapa 2
- Ramon Bibiano da Casa de Apoio (PSD): Chapa 2
- Rubão (PP): Chapa 2
- Walter Tosta (PL): Chapa 2
- Wesley (PP): Chapa 2
- Wilsinho da Tabu (PP): Chapa 2
Chapa 1
- Bella Gonçalves (PSOL): Chapa 1 (Claudiney Dulim)
- Bim da Ambulância (Avante): Chapa 1
- Bruno Miranda (PDT): Chapa 1
- Dr. Célio Frois (PSC): Chapa 1
- Duda Salabert (PDT): Chapa 1
- Fernando Luiz (PSD): Chapa 1
- Gilson Guimarães (Rede): Chapa 1
- Helinho da Farmácia (PSD): Chapa 1
- Iza Lourença (PSOL): Chapa 1
- Juninho Los Hermanos (Avante): Chapa 1
- Léo Burguês (União Brasil): Chapa 1
- Macaé Evaristo (PT): Chapa 1
- Marilda Portela (Cidadania): Chapa 1
- Miltinho CGE (PDT): Chapa 1
- Pedro Patrus (PT): Chapa 1
- Professor Claudiney Dulim (Avante): Chapa 1
- Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB): Chapa 1
- Wanderley Porto (Patriota): Chapa 1