PBH abre cadastramento de pessoas acamadas para vacinação contra gripe

Vacinas serão agendadas por meio do portal da PBH
Vacinas serão agendadas por meio do portal da PBH (Adão de Souza/PBH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu o cadastramento para pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida que desejam receber a vacina contra a gripe em casa. O cadastro deve ser feito por meio do portal da prefeitura ou diretamente nos centros de saúde de referência.

A vacinação domiciliar é exclusivamente para pessoas que não têm condições de comparecer às unidades físicas. A campanha de vacinação contra a gripe deste ano começará no dia 4 de abril e irá até 3 de junho, seguindo as definições do Ministério da Saúde. A meta é vacinar pelo menos 90% do público alvo.

A partir do momento que os municípios receberem as doses da vacina, a imunização será escalonada e os dias para cada faixa etária definidos. As convocações serão feitas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Público-alvo

Na capital mineira o público-alvo é formado por cerca de 1 milhão de pessoas. Entre elas, estão idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Além desses, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas e população privada de liberdade também receberão a dose.

Repescagem contra Covid-19

A PBH também continua vacinando a população contra a Covid-19. Nesta semana, ações de repescagem serão realizadas para os públicos já convocados, incluindo as crianças. A mobilização ocorre a partir de hoje (28) e até sexta-feira (1º).

As pessoas que por alguma razão ainda não se vacinaram contra o vírus, poderão tomar a primeira dose, segunda dose, reforço e adicional. Haverá ainda a aplicação da quarta dose, exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais. O intervalo mínimo entre as doses varia de acordo com cada tipo de imunizante e dose a ser administrada.

Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público, assim como os endereços dos locais e horários de funcionamento dos pontos, podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!