Bombeiros reanimam homem que ficou cerca de 20 minutos submerso em lagoa de Vespasiano

homem reanimado lagoa (1)
Um homem de 45 anos foi resgatado com vida após ficar aproximadamente 20 minutos submerso em uma lagoa do conjunto Morro Alto, em Vespasiano (Amanda Dias/BHAZ + CBMMG/Divulgação)

Um homem de 45 anos foi resgatado e reanimado após ficar aproximadamente 20 minutos submerso em uma lagoa do conjunto Morro Alto, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A vítima foi localizada dentro da água cerca de três minutos após a chegada do Corpo de Bombeiros. Em seguida, a equipe conseguiu reanimá-lo após minutos de manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

O homem foi levado ao hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, por uma ambulância do município de Vespasiano. Ele tinha quadro de parada cardiorrespiratória.

Reanimação

A RCP (Reanimação Cardiopulmonar) é uma técnica de salvamento utilizada em casos de parada cardiorrespiratória, ou seja, quando o indivíduo tem a circulação e os movimentos respiratórios comprometidos.

A ação deve ser imediata, portanto, cada segundo é valioso. Para se ter uma ideia, as chances de que o paciente vítima de parada cardiorrespiratória sobreviva caem 10% a cada minuto sem socorro, segundo a Segundo Associação Americana do Coração.

Caso se depare com uma situação semelhante a que foi relatada nesta matéria, a primeira orientação é que se acione o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Antes de a manobra ser iniciada, os socorristas verificam os sinais de respiração da vítima por meio de sons ou movimentos do tórax. Se a pessoa não respira ou sofre para respirar, é necessário deitá-la de barriga para cima em uma superfície rígida, conforme orientações dos bombeiros de São Paulo.

A compressão deve ser realizada no centro do tórax, entre os dois mamilos, e o socorrista deve posicionar os braços estendidos com os dedos entrelaçados, com uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do peito da vítima.

Mantendo os braços esticados, então é necessário fazer compressões rápidas e fortes utilizando o peso do próprio corpo. Inicialmente, devem ser feitas 5 compressões a cada 3 segundos. Caso o paciente não reaja, a ação deve se repetir.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!