Homem é preso por estuprar, agredir e manter mulher em cárcere privado na capital

homem preso agressao
O homem foi preso em flagrante e levado à Delegacia da Mulher (Amanda Dias/BHAZ)

Um homem que mantinha a companheira em cárcere privado foi preso em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (6). A vítima, uma mulher de 40 anos, era agredida fisicamente e estuprada com frequência. Ela havia denunciado o agressor por ameaça no final do ano passado.

A prisão em flagrante ocorreu na casa em que os dois viviam juntos com duas filhas, no bairro Tupi, na região Norte da capital, por meio de uma operação Cia PVD (Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica) da Polícia Militar.

Agentes da PM foram até o endereço da vítima, registrado na ocorrência feita em 2019, para oferecer um serviço de monitoramento que pode ajudar mulheres a deixarem um ambiente de violência. Chegando lá, por volta das 10h desta sexta, a mulher contou que vivia presa dentro de casa e era agredida pelo companheiro com frequência.

“Ela contou, muito nervosa e chorando, que há muito tempo o companheiro não a deixava ter contato com os familiares, ir à igreja, sair de casa. Nem se alimentar direito ela podia, só comia quando ele deixava e o alimento que ele escolhesse”, conta ao BHAZ a cabo Michele Gontijo, da Cia PVD.

O homem e a mulher mantinham um relacionamento há 15 anos e, segundo a vítima relatou, a situação se agravou ao longo dos anos. Além da violência psicológica, ele estuprava e agredia fisicamente a companheira com empurrões, chutes, puxões de cabelo e tapas. Não se sabe exatamente há quanto tempo os abusos ocorreram.

“Ele procurava bater nela sem deixar marcas, por medo de ser preso, e a ameaçava para ela não ter coragem de chamar a polícia. Ele também tinha um comportamento controlador em relação às filhas deles, de 10 e 14 anos. Elas viviam em casa, não tinham vida social, momentos de lazer, são muito tímidas e introspectivas”, conta a policial.

O agressor estava em casa quando a polícia fez a operação e tentou impedir a vítima de conversar com os policiais, chegando a ameaçá-la na frente deles, dizendo “você vai ver o que eu vou fazer com você”. A mulher contou aos agentes que não havia registrado ocorrências antes por medo da reação do homem, que sempre ordenou que ela nunca chamasse a polícia.

O suspeito foi preso em flagrante delito por cárcere privado, estupro e violência doméstica. Ele foi levado à Delegacia da Mulher, por volta das 11h, onde a ocorrência foi encerrada. A investigação do caso agora fica, como de praxe, a cargo da Polícia Civil.

Combate à violência contra a mulher

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher: av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190
Casa de Referência Tina Martins: r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221
Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher): r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171
Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher: r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!