Hospital das Clínicas da UFMG entra em ranking dos melhores do mundo em 2024

hospital das clínicas
O Hospital das Clínicas da UFMG, está no ranking The World’s Best Hospitals 2024, que avalia os melhores hospitais do mundo (Henrique Coelho/BHAZ)

O Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), está no ranking The World’s Best Hospitals 2024, que avalia os melhores hospitais do mundo. O estudo levou em conta 2,4 mil instituições de 30 países, sendo 115 delas brasileiras.

A pesquisa internacional é realizada todos os anos pela plataforma Statista em parceria com revista americana Newsweek. O Hospital das Clínicas alcançou o score de 67,64%.

O levantamento levou em conta critérios como estrutura, profissionais, higiene e proporção paciente/médico. A pontuação também considerou métricas baseadas em pesquisa on-line com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados de satisfação geral dos pacientes.

Em Minas Gerais, 14 unidades estão entre os melhores hospitais do mundo, e sete delas localizam-se em Belo Horizonte. O Hospital das Clínicas foi a única unidade 100% SUS (sistema único de saúde) de Belo Horizonte a figurar na lista.

Ranking nacional

O topo do ranking nacional do The World’s Best Hospitals 2024 é ocupado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, seguido pelo também paulistano Hospital Sírio Libanês e pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. O Hospital das Clínicas da UFMG aparece na posição 96.

Em nível global, o primeiro lugar ficou com a Mayo Clinic Rochester, nos Estados Unidos. As dez primeiras posições do ranking são ocupadas por hospitais de Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia, França, Israel e Suíça.

“Considerando que somos um hospital de ensino, a busca por conhecimento e inovação tecnológica é constante. O nosso corpo técnico é composto de trabalhadores, docentes, residentes, alunos de graduação e pesquisadores, atuando em áreas administrativas e assistenciais. São pessoas que têm alta qualificação em gestão e assistência em saúde, buscando sempre o cuidado humanizado com foco no paciente e um atendimento multidisciplinar”, destaca o superintendente do HC, professor Alexandre Rodrigues Ferreira.

Com UFMG

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!