O Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte, voltou a suspender, temporariamente, nesta segunda-feira (28), os novos atendimentos no Pronto-Socorro para casos classificados como não-críticos. A decisão foi tomada em razão da superlotação da unidade, que opera atualmente com 90 leitos, mas, no início da tarde, registrava 171 pacientes em atendimento. Essa é uma medida que vem dois meses após a primeira decisão, em janeiro, de restringir os atendimentos.
Segundo o Hospital, apenas casos de emergência (com risco de morte) e muita urgência (que necessitam de atendimento imediato) estão sendo recebidos. Desde a última sexta-feira (25), a unidade registrou um aumento de 20% na procura de pacientes com maior gravidade, o que comprometeu a capacidade de admissão de novos casos.
A direção do Risoleta notificou a Rede de Urgência e Emergência de Belo Horizonte sobre a situação e solicitou apoio para o encaminhamento de pacientes a outras unidades da rede pública. A reportagem do BHAZ entrou em contato com a Prefeitura e aguarda resposta.
De acordo com o Risoleta, todos os pacientes já em atendimento continuarão recebendo assistência normalmente. Medidas internas estão sendo adotadas para agilizar diagnósticos, promover altas hospitalares seguras e liberar leitos de forma responsável. Pacientes triados como não-críticos serão orientados a procurar outras unidades de saúde públicas de referência. Aqueles que optarem por permanecer no hospital serão informados sobre as limitações de atendimento.
O Hospital Risoleta lamentou o desconforto causado à população e reafirmou o compromisso com a prestação de serviços de saúde com segurança e qualidade, mesmo diante dos desafios impostos pela alta demanda.
A medida veio após a segunda notificação de superlotação, já que em janeiro de 2025, a gestão do Hospital já tinha soltado um comunicado afirmando que não teriam condições estruturais e de espaço físico, para atendimento de novos pacientes. Na época, o pronto-socorro que tem como capacidade máxima 90 pacientes, estavam lidando com o dobro, 180 pacientes. Durante este período a diretoria noticiou a Rede de Urgência e Emergência de BH.