Idosa moradora do Barreiro faz ensaio fotográfico para comemorar os 100 anos: ‘Muito vaidosa’

idosa ensaio 100 anos
Deotina Pereira Gil adora fazer mil e uma poses na frente da câmera e foi pensando nisso que os netos decidiram presenteá-la (Adilson Rodrigues/Divulgação)

Uma moradora ilustre do Barreiro, em Belo Horizonte, celebrou o aniversário de 100 anos na última semana fazendo aquilo que mais ama: tirando fotos. Deotina Pereira Gil adora fazer mil e uma poses na frente da câmera e foi pensando nisso que os netos decidiram presenteá-la.

“A minha avó é muito vaidosa. Pelas fotos dá pra ver que ela está cheia de colares e brincos. Ela não sai de casa se não for dessa forma. Quando fala para ela que é pra tirar fotos, ela se sente a popstar. Ela disse que só tiraria se pudesse arrumar o cabelo e pintar as unhas antes”, conta Fabiana Gil, neta de Deotina, em conversa com o BHAZ.

Tudo começou no aniversário de 94 anos, em 2017, quando a família contratou um fotógrafo para fazer as fotos do banner da festa. Como o profissional viu que ela ficava muito à vontade frente às câmeras, ele sugeriu que a família levasse uma segunda muda de roupas para fazer um ensaio mais robusto.

“Ela deve ter levado umas 10 roupas e a cada roupa que ela trocava, eu tinha que mudar todos os acessórios. Agora que ela vai fazer 100 anos, nós, os netos, nos juntamos e vamos fazer a festa do centenário. Eu então tive a ideia de chamar o mesmo fotógrafo”, explica a neta.

Adilson Rodrigues/Divulgação

Viciada em se arrumar

Como o fotógrafo Adilson Rodrigues está mudando de estúdio, as fotos foram feitas na casa de uma das filhas de Deotina. A idosa ficou cerca de 1h30 se aprontando, separou todas as suas melhores roupas e esbanjou simpatia em cada clique.

“Mesmo dentro de casa ela fica desse jeito. Com roupa bonita, de brincos, todo dia a mesma história. Ela gosta de acordar cedo, tomar banho e se aprontar”, conta a neta.

Ao BHAZ, Deotina conta que amou fazer mais um ensaio fotográfico e ficou até emocionada quando viu o resultado. Ela disse, ainda, que não se importa se alguém não gostar das fotos, já que ela gostou de todas.

“As fotos ficaram boas, todas elas, todas ficaram muito perfeitas. Acho que todo mundo vai gostar. Ele [o fotógrafo] é muito prestativo. Eu gostei muito, não sei se alguém não vai gostar, mas eu gostei muito”, disse ela.

Adilson Rodrigues/Divulgação

A festa de 100 anos de Deotina será realizada neste sábado e deve contar com a presença dos 11 filhos, 35 netos, 34 bisnetos e um tataraneto. Cada membro da família contribuiu com alguma parte e, segundo Fabiana, o maior desafio é que a avó escolha o look perfeito para o evento.

“Ela tinha escolhido uma roupa, eu saí e comprei o tecido e quando cheguei ela já não queria mais. Eu comprei outro vestido que precisaria de uns ajustes, mas ela já falou que não quer mais ele também. Ela gosta de usar duas roupas, uma para chegar na festa e outra na hora do parabéns”, explica ela.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!