Idosa internada realiza sonho e renova votos de casamento em capela de hospital em BH

Casal renova votos de casamento em hospital
Dona Ana Maria e seu Divino celebraram 56 anos de casamento (Hospital Belo Horizonte/Divulgação)

O desejo de uma paciente oncológica do Hospital Belo Horizonte de renovar os votos de casamento foi realizado na última semana, na capela da unidade de saúde. Dona Ana Maria, de 73 anos, e o marido, seu Divino, celebraram com a família e os profissionais de saúde seus 56 anos de casados.

A nora de dona Ana Maria, Alexsandra Aguiar, conta ao BHAZ que a senhora batalha contra o câncer há 18 anos e já desejava renovar os votos de casamento antes mesmo de ser internada. “Eu trabalho fazendo bolos, e uma amiga organiza festas. Ela já tinha pedido para organizarmos um evento com o pessoal da igreja e com o grupo de terceira idade para isso”, relata.

No entanto, há cerca de 15 dias, o quadro da doença piorou e ela precisou ser internada no HBH. Foi então que Alexsandra, junto com outros parentes e a equipe de Cuidados Paliativos do hospital, começou a organizar a cerimônia. Na última quinta-feira (27), a paciente até se vestiu de noiva e foi à capela com o marido.

Casal
Dona Ana se vestiu de noiva (Hospital Belo Horizonte/Divulgação)

“No coração dela, ela tinha muito essa vontade. Nesse período que tenho acompanhado o tratamento, sempre tentei atender o que ela me pedia, o que estivesse no meu alcance. E ela pedia para usar um vestido branco, ficar bem bonita, para ‘se casar'”, afirma a nora da paciente.

Alexsandra se desdobrou para convidar o pastor da igreja frequentada por dona Ana Maria e até conseguiu um vestido emprestado com uma costureira. A família chegou a pensar que a idosa não conseguiria participar da renovação de votos, já que estava muito fraca no dia anterior, mas tudo acabou dando certo.

Cerimônia
Dona Ana Maria usou vestido de noiva (Hospital Belo Horizonte/Divulgação)

“Ela não está lúcida o suficiente para entender tudo, mas creio que foi um momento feliz para ela. No outro dia, o buquê estava ali no quarto, nós perguntamos e ela disse que era do casamento dela”, completa.

Depois do desejo realizado de renovar os votos do casamento, dona Ana Maria ainda tem um sonho: conhecer o jogador Hulk, do Atlético, ou ganhar uma camisa autografada por ele. O atleta já até mandou um recado para a idosa, dando as felicidades pela cerimônia realizada na última semana.

Apoio da equipe médica

De acordo com a médica Daniella Almeida, responsável pela Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Belo Horizonte, dona Ana Maria externalizou seu desejo a equipe e sensibilizou a todos.

A idosa atualmente recebe uma série de cuidados paliativos, especialidade que cuida de pacientes com doença avançada e que tem o objetivo de garantir a qualidade de vida e o alívio do sofrimento.

“Nossa paciente trouxe o seu desejo de renovar os votos do casamento. Não seria possível fazer fora do hospital, mas nossa equipe se empenhou para realizar esse desejo dentro da unidade. Com seus sintomas físicos bem controlados nossa, paciente teve seu sonho realizado juntamente com sua família”, reforçou ela.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!