Idosos de 69 a 71 anos começam a ser vacinados nesta segunda em BH

Vacina Covid-19
Uma nova etapa da vacinação começa na capital (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) começa hoje (29) a vacinação de uma nova faixa de etária contra a Covid-19. Idosos com 71, 70 e 69 anos completos até 30 de abril de 2021 podem se dirigir a um dos centros de aplicação esta semana e receber o imunizante. Confira a programação:

  • 71 anos: a partir de segunda-feira (29) até sexta-feira, (2) – exceto quarta-feira (31)
  • 70 anos: a partir de terça-feira (30) até sexta-feira (2) – exceto quarta-feira, dia (31)
  • 69 anos: a partir de quinta-feira (1º) até sexta-feira (2)

Na quarta-feira (31), a vacinação será exclusiva para a segunda dose, seguindo o agendamento do cartão de vacina. Os endereços dos locais estão disponíveis no portal da prefeitura. Além da inclusão de novas idades no grupo que já pode receber o imunizante, a PBH também ampliou o horário de vacinação nos centros de saúde da capital e postos extras (confira a lista completa aqui). Agora, a aplicação das vacinas vai das 7h30 às 16h30.

Os postos drive-thru também foram ampliados e estão distribuídos em cinco estruturas (confira os endereços). O horário de funcionamento é das 8h às 16h30.

Regras

Além das mudanças válidas a partir de hoje, também é importante lembrar de outras alterações no esquema da imunização. As Unidades de Atendimento 24h não Covid, que foram implementadas como uma forma de desafogar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde e são exclusivas para atendimento aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios. Ou seja, nesses locais, não é realizada a aplicação de vacinas.

Para a imunização, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. Assim como nas etapas anteriores, o ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. Idosos do público-alvo acamados e com mobilidade reduzida devem se cadastrar no portal da prefeitura.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, todas as doses recebidas a partir da sétima remessa estão sendo utilizadas sem reserva da segunda dose. O Ministério da Saúde garantiu o envio de nova remessa, em tempo hábil, para aplicação da segunda dose.

Novos grupos

Além do novo grupo de idosos, PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou, na noite desse domingo (28), que está preparando cadastros para a vacinação de trabalhadores das forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) que atuam em Belo Horizonte e agentes da BHTrans.

Os detalhes sobre como serão preenchidos esses cadastros, a finalização dos formulários ou mesmo a previsão do início da vacinação desses profissionais ainda não foram esclarecidos.

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!