Incêndio no IEMG: Prédio é tombado desde 1982 por importância histórica e arquitetônica

prédio iemg
Visão aérea do prédio da IEMG, que pegou fogo na manhã desta quarta-feira em Belo Horizonte (Reprodução/Iepha-MG)

O prédio do IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais), que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (22) em Belo Horizonte, é um dos institutos públicos mais tradicionais da capital mineira. Após o incêndio tomar conta da estrutura histórica, as autoridades precisaram evacuar o edifício.

De acordo com as últimas atualizações, até o momento, 14 vítimas foram conduzidas ao hospital com quadro leve por inalação de fumaça. Por volta das 11h de hoje, os bombeiros contiveram o fogo e começaram o rescaldo dentro da escola. As equipes fazem varreduras para avaliar a situação no local.

Sobre o IEMG

Informações do Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) dão conta que o prédio do IEMG começou a ser construído em Belo Horizonte no ano de 1897. Inicialmente, era destinado a abrigar o Ginásio Mineiro, que foi transferido de Ouro Preto para a capital mineira.

Já em 1906, o instituto começou a preparar mulheres para o magistério. Quase 120 após a inauguração, o IEMG oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na rede pública.

Uma curiosidade é que o edifício histórico chegou a abrigar um curso superior de Pedagogia. Mais tarde, a alternativa acabou transferida à UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O lema da escola é “Educar-se para Educar”.

Prédio tombado

O tombamento estadual do prédio do IEMG foi aprovado em 1982, segundo o Iepha-MG. Na ocasião, o instituto foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O responsável pelo planejamento do IEMG foi o arquiteto Edgar Nascentes Coelho, que utilizou, em grande maioria, elementos da tradição neoclássica da Europa. Desde então, o edifício é considerado um marco histórico e arquitetônico da capital mineira.

Instituto em 1906, ano de sua inauguração (Reprodução/Iepha-MG)
Fachada do prédio do IEMG, em BH (Reprodução/Iepha-MG)

Incêndio no IEMG

O Corpo de Bombeiros de Minas se mobilizou, na manhã desta quarta, para combater o incêndio que começou em uma sala de aula e, a princípio, deixou vítimas com ferimentos leves.

De acordo com informações iniciais repassadas pelo Corpo de Bombeiros, dentre as pessoas retiradas do edifício estão seis crianças. Dentro do edifício, não há vítimas, mas 14 pessoas já foram encaminhadas ao hospital com quadro de saúde leve, a princípio.

Relatos compartilhados nas redes sociais apontam que algumas pessoas desmaiaram dentro da escola. Segundo a corporação, por volta das 11h de hoje, o incêndio seguia confinado em dois ambientes.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra estudantes do IEMG, em Belo Horizonte, correndo das chamas em meio a uma grande quantidade de fumaça (confira abaixo).

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!