Da igreja aos blocos de Carnaval: Conheça Douglas Reis, jovem voz de BH

douglas reis cantor
Douglas Reis é cantor de pagode e está lançando seu segundo trabalho autoral (Divulgação/Breno S. Gonçalves)

Se você ainda não ouviu falar no nome de Douglas Reis, saiba que o cantor belo-horizontino tem tudo para dominar. Com apenas 25 anos, o jovem, que tem 10 anos de caminhada na música, embarca no lançamento do segundo trabalho autoral dele. “Toda Gatinha” estará disponível no YouTube no próximo dia 16. Enquanto a data não chega, conheça um pouco da trajetória de Douglas.

Douglas Reis é um cantor e compositor que mora atualmente no bairro Jardim Felicidade. Ele conta que começou a cantar aos 15 anos, de brincadeira, com os amigos da escola. Quando percebeu que tinha talento, decidiu entrar no coral da igreja.

“Eu dava catequese desde os 13 anos, e aos 15 comecei a cantar e tal, então desde aí eu não parei, inclusive eu canto na igreja até hoje”, revela Douglas ao BHAZ. Paralelamente, o jovem vem produzindo trabalhos autorais e, em março de 2019, lançou o romântico pagode “Eu Não Vou Me Acostumar”. Confira:

Blocos de Carnaval de BH

Ainda sobre a trajetória de Douglas Reis, o jovem formado em administração pela PUC-MG (Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais) canta nos carnavais de Belo Horizonte desde 2017. Ele tem participações nos blocos “Pra Elas” e no “Faraó”, em que o cantor fez releituras de músicas.

Douglas Reis em um bloco de carnaval de Belo Horizonte (Douglas Reis/Arquivo Pessoal)

Douglas também tem outras contribuições para a capital mineira, como a participação nos ensaios do coral lírico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) assim que iniciou sua carreira, regência nos corais “Projeto Folia de Reis São Francisco Xavier”, e “Banho de Amor” e uma performance na Virada Cultural de 2019.

Douglas Reis se apresentando na Virada Cultural de BH (Douglas Reis/Arquivo Pessoal)

Lançamento do trabalho autoral

O “Projeto Folia de Reis São Francisco Xavier” é um projeto voluntário criado pelo próprio cantor. “É aberto a todas as faixas etárias, mas a grande maioria, são cerca de 25 pessoas, são pessoas da terceira idade, onde eu compartilho com a turma algumas técnicas vocais”.

O bacharel em administração faz aulas de musicalidade na FEA (Fundação de Educação Artística) desde 2018, onde vem aprendendo as técnicas e repassando aos grupos dos quais é regente. Em 2020, ele gravou apresentações como regente com o Projeto Folia de Reis no Sesc Palladium.

Agora, Douglas Reis embarca no lançamento de mais um trabalho autoral, a música intitulada “Toda Gatinha”. Sobre a música, ele diz: “A canção traz uma mistura de diversos elementos musicais que fazem parte da minha trajetória, que é o pagode baiano, tem elementos sertanejos e de funk”.

Falta de apoio financeiro

O lançamento está marcado para o próximo dia 16, e “Toda Gatinha” sairá no canal do YouTube do cantor. Perguntado se a música terá clipe e se será lançada em outras plataformas de streaming, Douglas não esconde o desejo. “Há um planejamento para a criação de um clipe, mas como seria algo mais urbano, pensei em resguardar por causa da pandemia”.

“Eu tenho muito desejo de colocar minhas músicas em outras plataformas de streaming, mas não tenho apoio de empresários, de investidores no modo geral. Então por hora será no YouTube mesmo, mas há planos de num futuro próximo fazer a estreia dessas músicas em outras plataformas”, completa.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!