Garoto de 10 anos desalojado por conta da chuva sofre importunação sexual em abrigo de BH

Amanda Dias/BHAZ

Uma criança de 10 anos, que está desabrigada junto de sua família por conta das chuvas que atingiram BH, teria sido alvo de importunação sexual dentro de um abrigo concedido pela prefeitura capital. O caso ocorreu na noite dessa segunda-feira (27), em uma casa no bairro Floresta, na região Leste.

Segundo o registro da ocorrência, o garoto de 10 anos estava brincando no corredor do abrigo quando um homem, que estava em um dos quartos, vestido apenas de cueca, chamou o menino para entrar. O suspeito disse que era para os dois “ficarem juntos”.

Assustado, o menino saiu correndo para onde estava a família dele e contou o caso para uma tia. A mulher de 31 anos foi até o quarto onde o homem estava para tirar satisfações. O suspeito atendeu a porta ainda de cueca e não deu explicações. O tio do menino também foi até o quarto do homem, mas ele acabou fugindo do local.

Uma testemunha disse que o homem estava no abrigo desde o último domingo (26) e que se trata de um morador em situação de rua. O suspeito também teria consumido drogas dentro da casa.

Uma responsável pelo abrigo disse que tomou conhecimento do caso, mas que não conhece o suspeito. Ela afirmou aos policiais que todas as pessoas que estavam na casa haviam sido cadastradas na portaria. Além disso, o local tem circuito interno de segurança, o que pode ajudar a polícia a identificar o homem.

Os militares fizeram buscas na região, mas não localizaram o suspeito. O caso será identificado pela Delegacia Especializada de Orientação e Proteção ao Adolescente.

Segundo a Smasac (Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania), a família foi encaminhada para outro abrigo após a denúncia. “Imediatamente após a suposta tentativa de violação, técnicos sociais presentes no local realizaram uma rápida intervenção para garantir a apuração dos fatos, na orientação à família e acionamento dos agentes de segurança. Buscando garantir a segurança da família, foi ofertada a transferência para outra pousada, além de atendimento psicossocial e orientação jurídica”, diz em nota (confira abaixo)

Nota da Smasac

“A hospedagem é uma medida provisória e excepcional para salvar as vidas das pessoas que precisaram deixar emergencialmente as suas casas que estão em risco devido às chuvas. A Prefeitura de Belo Horizonte fez essa opção por considerar que é a medida mais protetiva possível para o momento, evitando a instalação de abrigos em locais que não estão preparados para essa finalidade, como ginásios ou escolas. Apenas as famílias atingidas e que optaram pelo acolhimento foram levadas para as pousadas.

Imediatamente após a suposta tentativa de violação, técnicos sociais presentes no local realizaram uma rápida intervenção para garantir a apuração dos fatos, na orientação à família e acionamento dos agentes de segurança. Buscando garantir a segurança da família, foi ofertada a transferência para outra pousada, além de atendimento psicossocial e orientação jurídica. A Guarda Municipal intensificou a presença no local e o controle de entrada de pessoas também será reforçado. Estão sendo planejadas ações de convivência e socioeducação para as famílias que permanecem acolhidas e também a criação de assembleias diárias para informações, e mediação de conflitos”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!