Covid: Todos os indicadores registram aumento, mas continuam em níveis de risco moderado em BH

pessoas em ponto de ônibus
Com exceção das UTIs, ainda no amarelo, os demais números permaneceram no nível verde nesta terça (Amanda Dias/BHAZ)

Todos os indicadores que monitoram a Covid-19 em Belo Horizonte registraram um pequeno aumento nesta terça-feira (27). Conforme o Boletim Epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), divulgado no início desta noite, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria subiu de 44,7% para 46,5%, em comparação com o balanço de ontem (26).

Já a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid sofreu um aumento menor: o número saiu de 57,7% para 57,9% na publicação de hoje. Também em elevação está o fator Rt (número médio de transmissão por infectado), que registrou 0,91 no boletim mais recente, o que representa o aumento de 0,01 em comparação com a divulgação de ontem.

Apesar da elevação, os indicadores seguem em níveis de risco moderado. Com exceção das UTIs, ainda no amarelo, os demais números permaneceram no nível verde pela segunda vez consecutiva desde a última sexta-feira (23).

Boletim epidemiológico da PBH divulgado nesta terça-feira (Reprodução/PBH)

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte contabiliza 257.247 casos confirmados de Covid-19. Desses, 6.204 evoluíram a óbito e outros 3.906 ainda estão em acompanhamento. Já receberam alta na capital 247.137 pacientes diagnosticados com a doença.

Nessa segunda-feira (26), Belo Horizonte confirmou os primeiros casos da variante Delta do novo coronavírus. Os dois contaminados tinham retornado de viagem do Reino Unido, no dia 11 de julho, e cumpriram o isolamento em casa (veja aqui).

Vacinação em BH

Belo Horizonte já imunizou mais de 60% do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 ao menos com a primeira dose. O município contabiliza 1.379.849 de pessoas vacinadas. Com as duas doses, já se imunizaram 543.918, o que representa 25,5% do público total. Tomaram a dose única, da Janssen, 54.338 belo-horizontinos.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está convocando a partir desta terça-feira (27), trabalhadores da saúde de 36 a 26 anos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Já na quarta-feira (28), os profissionais de 25 a 18 anos poderão concluir o esquema vacinal (veja aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!