Lucas Rangel vive dia de gari em BH e exalta profissionais da limpeza: ‘Valorizem os coletores’

lucas rangel
Para mostrar os ‘bastidores’ da profissão, Lucas Rangel passou um dia na traseira do caminhão auxiliando uma equipe de garis (Reprodução/@lucasranngel/Instagram)

O influenciador mineiro Lucas Rangel, famoso por realizar pegadinhas e desafios na internet, acompanhou de perto o dia a dia daqueles que atuam pelo bem-estar de todos nós, mas que passam despercebidos por muitos: os garis. Para contar com propriedade os “bastidores” da coleta de lixo em BH aos seus mais de 19 milhões de seguidores, Rangel passou um dia na traseira do caminhão auxiliando no trabalho dos garis.

“E eu que virei coletor de lixo por um dia? Acordei umas cinco e pouquinha da manhã e fui direto pro lugar de onde saem os caminhões. Olha o tanto de caminhão! Logo depois, fui para o vestiário colocar o meu uniforme: tcharan! Pronto pra limpar a cidade”, narra ele.

Antes de realizar o trabalho, Rangel conta que passou por um treinamento com a equipe da Superintendência de Limpeza Urbana. Ele usou uniforme, os equipamentos de proteção individual e também caprichou no protetor solar antes de sair às ruas da região da Pampulha.

“Chegando lá não dá tempo nem de respirar, gente! O caminhão para, você desce, pega o lixo, volta pro caminhão. Eu admito que dá um medo de ficar assim na traseira do caminhão, mas eu tava me divertindo e rindo muito!”, conta ele.

‘Me senti acolhido’

Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), os mais de 600 garis varrem, por ano, até 500 mil quilômetros – número que equivale a 12 voltas e meia ao redor da Terra. O quantitativo impressiona e também chega a ser maior que os 384 mil quilômetros que nos separam da Lua (veja aqui).

Em meio às trapalhadas e bom humor, Rangel fez questão de exaltar o trabalho dos coletores. “De longe, foi uma das profissões que eu mais me senti acolhido, é uma energia muito astral de todo mundo! E fora que foi uma das únicas profissões que não parou na pandemia. Então valorizem os coletores de lixo!”, finaliza ele.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!