Presidente e integrantes da Galoucura são autuados por tentativa de homicídio contra membros da Máfia Azul

Briga no Mineirão
Torcedores se envolveram em uma briga no Mineirão (Reprodução/TV Globo)

O presidente e outros integrantes da Galoucura, torcida organizada do Atlético, foram autuados por tentativa de homicídio contra membros da Máfia Azul, organizada do Cruzeiro. Os torcedores se envolveram em uma briga no Mineirão, nessa terça-feira (1°), durante jogo do Brasil contra o Paraguai.

De acordo com a Polícia Civil, os integrantes da Galoucura estavam no setor roxo do estádio, enquanto os torcedores cruzeirenses estavam no amarelo. Durante a partida, eles começaram a se provocar e alguns atleticanos invadiram o setor amarelo.

Traumatismo craniano

Segundo a delegada Iara França, que recebeu a ocorrência no plantão do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional, duas pessoas de 31 e 33 anos foram brutalmente espancadas e atingidas por cadeiras e outros objetos.

“O homem de 31 teve, inclusive, traumatismo craniano e se encontra internado no hospital. Os torcedores retiraram cadeiras do estádio e bateram na cabeça dele”, detalhou a delegada nesta quinta-feira (3).

Presos e autuados

Na ocasião, 21 integrantes da Galoucura foram presos e conduzidos à delegacia pela Polícia Militar. A Polícia Civil concluiu que quatro deles participaram ativamente do espancamento do homem de 31 anos: três adultos e um adolescente de 16 anos.

Com isso, os três adultos responderão por tentativa de homicídio e o adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.

Os demais 17 envolvidos, inclusive outro adolescente, foram autuados por promover tumulto, conforme previsto no Estatuto do Torcedor. Eles já foram liberados e agora seguem à disposição da Justiça. Ainda de acordo com a delegada, o caso segue em investigação pela Delegacia Especializada de Eventos.

Por meio das redes sociais, o Mineirão lamentou o ocorrido ainda na terça-feira. “Infelizmente, vândalos que se transvestem de torcedores e, como sempre, teimam em estragar nosso futebol. Lamentamos que, mais uma vez, essas pessoas continuam a manchar as festas em um estádio”, diz publicação do estádio.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!