CBF facilita entrada em jogo da seleção no Mineirão por meio de ‘passaporte vacinal’ online; entenda

seleção mineirão
Seleção treinou na Toca II durante a preparação para o duelo (Reprodução/Twitter/@CBF_Futebol + Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Diante dos mais de 40 mil torcedores esperados no Mineirão para o jogo de hoje (1º) entre a seleção brasileira e o Paraguai, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) organizou um mutirão de checagem para agilizar a entrada da torcida na abertura dos portões. O intuito é a verificação dos comprovantes de vacina e testagem contra a Covid-19.

Recentemente, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a exigência de ambos os documentos para o público de eventos sediados na capital a partir desta semana. Entre as pessoas com bilhetes comprados para a partida da seleção, cerca de 28 mil já adiantaram a logística de entrada, cadastrando do passaporte vacinal no aplicativo divulgado pela CBF. A partida está programada para começar às 21h30 e os portões do estádio serão abertos às 18h30.

Como funciona?

A ideia da CBF é aumentar a quantidade de torcedores com o passaporte vacinal, para agilizar as entradas no estádio. Segundo a entidade, mais de 100 funcionários estão fazendo contato com os compradores de ingresso por meio de email e SMS de celular.

No aplicativo disponibilizado pela startup Mooh Tech, estarão disponíveis as datas, os lotes e as marcas de cada dose e informações de testagem. Para acessar o formulário disponível para preenchimento, os torcedores precisam acessar este site. Após o cadastro, o torcedor precisará apenas levar o voucher do ingresso e o código gerado na plataforma.

Protocolos

Diante do aumento de casos de Covid-19 no país e na capital mineira, a CBF e os órgãos de saúde estipularam regras mais rígidas de acesso ao jogo da seleção no Mineirão. Além do comprovante de vacinação completa há pelo menos duas semanas, é preciso apresentar o teste negativo – PCR ou antígeno. O teste negativo para a Covid-19 pode ter sido feito até 72 horas antes do jogo. 

Durante o jogo da Seleção no Mineirão, a máscara com a cobertura de nariz e boca continua necessária. Mesmo com o incentivo ao uso do passaporte, o uso do app não será obrigatório. Quem não tiver preenchido o formulário online precisa levar comprovantes de vacina e exames impressos.

E quem não concluiu o esquema vacinal?

Segundo o comunicado da CBF, quem não concluiu o esquema vacinal pode ir ao jogo, desde que também apresente o resultado negativo para Covid.

“Aqueles que tiverem apenas uma dose de vacina por efeito do calendário do Programa Nacional de Imunização e para os não elegíveis na faixa etária para vacinação no estado de origem, poderão ter acesso ao estabelecimento apresentando o teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR ou Teste rápido de realizado até 72 horas antes do ingresso no estabelecimento”, diz o regulamento.

Preparação fechada

Na tarde de ontem (31), a Seleção fez o último treinamento na Toca da Raposa II antes da partida contra o Paraguai. A equipe de Tite está definida para o jogo que será válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

O provável time titular é: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Fabinho, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho; Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha.

A última atividade foi focada em treinar, corrigir e otimizar jogadas ensaiadas. Os jogadores exercitaram escanteios, cobranças de faltas, pênaltis e finalizações. A seleção brasileira havia iniciado os treinos no último sábado (29), na Toca da Raposa II (veja mais fotos aqui).

Tite comanda atividade na Toca II (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)
Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!