‘Decidi ser cantora porque perdi o medo do fracasso’, diz Iza em palestra em Belo Horizonte

iza palestra em bh
Iza palestrou em festival em BH (Victor Vilaça/BHAZ)

A cantora Iza participou do evento E-Festival Sebrae, nesta quinta-feira (19), em Belo Horizonte. A artista palestrou sobre o empreendedorismo em sua trajetória artística, o medo de lançar a música ‘Pesadão’ e seu posicionamento no universo publicitário.

Filha de professora, Iza fez faculdade de Publicidade e Propaganda na PUC-Rio com 100% de bolsa. O trajeto acadêmico deu mais conhecimento para que a cantora estruturasse sua carreira artística e se tornasse um dos nomes mais respeitados da música brasileira atual.

“A partir do momento que eu entendi que as pessoas queriam saber quem eu era, eu trouxe minha bagagem de publicidade e entendi que eu era uma marca. Aquilo que faz com que as pessoas se apaixonem pela sua marca de primeira é o seu fator especial”, disse a artista.

Iza contou que, antes de estourar como cantora, ela viu que poderia ter o apoio de outras pessoas no sonho de ter uma carreira autoral. “Ali eu entendi que eu era um negócio, uma marca, que eu tinha que cuidar do meu público e das minhas ideias”.

Iza publicitária

“Lembro que no início, quando eu comecei a ter mais seguidores no Instagram, começaram a surgir as propostas de publipost, mas meu empresário perguntou que tipo de artista eu gostaria de ser. Nisso, a gente recusou muita coisa”.

A artista já recebeu muitas críticas por ficar algum tempo sem lançar músicas e investir em publicidades. Porém, Iza deixou claro que suas parcerias comerciais a deixam muito “elogiada como artista”. “A marca investe milhões no seu nome e isso me deixa muito satisfeita”.

“Realmente é uma troca, essa marca tem muito a agregar na minha vida mas eu também tento mostrar o quanto essa marca pode ganhar com essa parceria”, declarou.

Artista teve medo de lançar ‘Pesadão’

A cantora falou sobre o receio que teve de lançar a música “Pesadão”, um de seus maiores hits. “Eu estava desesperada porque eu tinha certeza de que não ia dar certo, era uma música muito doida. Eu sabia que estava dentro de um mercado que me colocaram, me chamaram de ‘cantora pop'”.

“Mas eu enxergo que a minha carreira musical é muito abrangente porque eu gosto de cantar todas as coisas, e quando colocam a gente num saco ficamos com medo de quebar expectativas. Chegei a ouvir que essa música não iria tocar na rádio, que era muito diferente, mas eu sabia que ela iria me diferenciar de todo mundo”.

Sobre estar em primeiro lugar nos streamings, a artista reconhece que seus maiores feitos são suas próprias músicas. “Hoje, ‘Dona de Mim’ tem mais de 200 milhões de views só no YouTube, e aí se eu tivesse focada no top 1 eu iria me frustrar com uma coisa que não nasceu pra isso. Essa música nasceu pra ser parte da minha vida, do meu projeto e de mim”.

A respeito do empreendedorismo, Iza deixou uma mensagem para os ouvintes. “Só não vamos ser alvos de críticas e não encontrar dificuldade se nós não fizermos nada. A partir do momento que temos coragem de nos levantar e dar a cara a tapa, isso é ser empreendedor. Eu decidi ser cantora porque eu perdi o medo do fracasso”.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!