Jornalistas do BHAZ são finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo com reportagem colaborativa

Reportagem finalista
Reportagem sobre violência contra candidatas em Minas faz parte de projeto vencedor (Arte/MonitorA)

Jornalistas do BHAZ são finalistas de mais um prêmio, desta vez nacional: o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. O material finalista é o “MonitorA“, projeto desenvolvido pela revista AzMina e pelo InternetLab que conta com reportagem feita em colaboração com o BHAZ.

Em novembro de 2020, a reportagem “Maternidade, idade e sexualidade tornam candidatas alvos de ataques nas redes sociais em MG” foi publicada em parceria entre os veículos. O material foi produzido pelos jornalistas Andreza Miranda, Jordânia Andrade, Maira Monteiro, Moisés Teodoro, Sofia Leão, Thiago Ricci, Vitor Fernandes e Vitor Fórneas.

Com dados reunidos pelo MonitorA, a reportagem detalha os ataques sofridos por candidatas a cargos públicos em Minas Gerais no ano passado, tanto nas redes sociais quanto fora das telas. O material também aponta que o silenciamento das candidatas se refletiu nas urnas do estado: as mulheres são apenas 13% entre os eleitos nas 853 cidades mineiras.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, do Open Knowledge Brasil, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da organização Transparência Brasil. Ele homenageia o jornalista Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil.

Dentre os 14 finalistas, estão os veículos de comunicação UOL, piauí, Agência Pública, InfoAmazonia, data_labe e Alma Preta, Folha de S. Paulo, Núcleo Jornalismo, The Intercept Brasil, Metrópoles e O Povo. A cerimônia de entrega será em 13 de novembro.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!