Jovens de Contagem criam sistema que alerta sobre enchentes e vão concorrer a prêmio nacional

jovens sesi contagem
Alunos venceram as etapas regionais e adora encaram o desafio maior (Reprodução/Agência do Rádio Mais)

Como alternativa às fortes chuvas que castigaram Minas Gerais neste ano, alunos do SESI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem, na região metropolitana de BH, desenvolveram um projeto que promete preservar vidas em novos casos de enchentes. O sistema de alerta, batizado de Metron, funciona a partir de sensores instalados nas galerias de águas pluviais e é um dos 100 selecionados para a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, que começa nesta sexta (6), em São Paulo. 

O Metron (Monitoramento de Zonas de Risco Inteligente) tem dois sensores na mesma galeria, posicionados em alturas diferentes. Quando a água atingir o primeiro nível, mais baixo, será enviado um sinal para a Defesa Civil, avisando que determinada área está em alerta. Ao atingir o segundo nível, considerado mais perigoso, será acionado um sinal sonoro e enviado um SMS para a população evacuar a região. 

O aluno Diogo Gabriel de Sousa Silva, de 16 anos, é um dos integrantes da equipe “Superação” e, para ele, o primeiro lugar conquistado na apresentação do Projeto Inovação e o terceiro no Desafio do Robô na seletiva regional não devem ser levados em conta na disputa nacional.
“A primeira coisa que a gente pensou no dia seguinte da premiação foi trabalhar mais porque a gente sabe que no nacional as equipes têm um nível mais alto. Se a gente quiser um resultado bacana, temos que melhorar sempre”, conta.

Trabalho em equipe

O professor de matemática e técnico da equipe, Guilherme Guimarães Laborão, garante que os alunos continuam em preparação até a próxima semana para aprimorar o desempenho e o trabalho em equipe. “Se a equipe não estiver engajada, se não tiverem todos caminhando na mesma direção, a equipe não tem êxito. Eles precisam perceber que cada um é uma engrenagem importante do sistema e, se uma não funciona bem, o sistema todo fica comprometido”, pondera o técnico.
 

Nos torneios de robótica FLL, os competidores são avaliados em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values. Os grupos utilizam um aplicativo disponibilizado pela LEGO, com uma linguagem em blocos. A construção do robô é a grande atração dos torneios, mas não é a única prova. Além de mostrar conhecimento técnico, domínio da tecnologia, os estudantes precisam mostrar trabalho em equipe e compartilhar conhecimentos e habilidades. 

A competição 

A etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes de todo o Brasil, formadas por estudantes de 9 a 16 anos. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. Este ano, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.
 
Paulo Mol, diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!