Justiça concede habeas corpus a ex-presidente da Vale no caso de Brumadinho

habeas corpus vale
Os desembargadores destacaram que o MP não apresentou indícios de autoria contra o réu no caso do rompimento da Barragem de Brumadinho (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Tribunal Regional Federal (TRF) concedeu habeas corpus ao ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, após julgamento finalizado nesta quarta-feira (13). Os desembargadores destacaram que o Ministério Público Federal não apresentou indícios de autoria contra o réu no caso do rompimento da Barragem de Brumadinho.

Na sessão, os desembargadores concordaram com o voto do relator, que propôs o trancamento das ações penais exclusivamente em relação ao ex-presidente da Vale. As ações penais seguem em relação a outros quinze acusados, que respondem a acusação de crimes de homicídio qualificado e de crimes ambientais.

Segundo o TRF, o julgamento não discutiu se o réu é culpado ou inocente, mas analisou se a denúncia foi acompanhada de indícios mínimos de conduta criminosa.

Os desembargadores também foram unânimes em ressalvar que o Ministério Público poderá oferecer nova denúncia ao ex-presidente da Vale baseadas em novas provas.

O BHAZ procurou o Ministério Público Federal para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda o retorno.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!