Justiça proíbe utilização de animais durante o Pedro Leopoldo Rodeio Show: ‘Crueldade e maus-tratos’

rodeio
O rodeio prevê ‘montaria em touros’ e ‘prova de três tambores’, o que, segundo a ação judicial, podem expor os animais a sofrimento (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou, em decisão publicada nessa segunda-feira (6), que o festival sertanejo Pedro Leopoldo Rodeio Show não utilize animais durante a programação. A participação de equinos e bovinos no evento, a ser realizado em Pedro Leopoldo, na Grande BH, está prevista para os dias 10 e 11 de junho.

O rodeio prevê as chamadas “montaria em touros” e “prova de três tambores”, o que, segundo a ação judicial, pode expor os animais a sofrimento em função da corda que é amarrada na região da virilha dos cavalos, touros e bois. A ação civil pública foi ajuizada pela Associação Civil Princípio Animal.

À Justiça, os organizadores do evento alegaram que vão adotar todas as medidas exigidas por lei para dar “tratabilidade aos animais envolvidos no evento”. A administração do rodeio também informou que possui contrato com uma empresa que prestará serviço médico no evento, contando com uma equipe de três médicos e quatro enfermeiros, além de ambulância com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel.

‘Crueldade e maus-tratos’

Após análise da documentação, no entanto, o juiz Leonardo Guimarães Moreira determinou a suspensão da exploração animal durante o evento. “Conforme demonstrado nos laudos, a utilização do sedém provoca tortura, dor, sofrimento e martírio aos animais, pois comprimem a região onde se alojam o intestino e o pênis”, afirmou, na decisão.

O magistrado também observou que “as esporas, por sua vez, ainda que de forma arredondada, quando golpeadas de forma brutal na região do pescoço e do baixo ventre, como ocorre nos rodeios, provocam lesões contusas, dor e sofrimento” o que se configura como “crueldade e maus-tratos” aos animais.

A decisão judicial não afetará o restante da programação do evento, como os shows dos artistas Henrique e Juliano, Israel e Rodolffo, Alok, dentre outros que já estão confirmados para as datas. Ao BHAZ, os organizadores do rodeio informaram que “já recorreram da decisão”.

“É importante ressaltar que todos os animais que participam do evento são acompanhados por uma equipe comandada por uma veterinária e que o bem-estar dos mesmos é a prioridade de todos os profissionais envolvidos na iniciativa”, garante a administração do evento (leia na íntegra abaixo).

Nota do Pedro Leopoldo Rodeio Show na íntegra

A equipe do Pedro Leopoldo Rodeio Show informa que trabalha respeitando todas as determinações legais e que já recorreu da decisão que impede a realização das provas de rodeio.

É importante ressaltar que todos os animais que participam do evento são acompanhados por uma equipe comandada por uma veterinária e que o bem-estar dos mesmos é a prioridade de todos os profissionais envolvidos na iniciativa.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!