Kalil afirma que Guarda Municipal está no ‘devido lugar’ e que UPAs poderão ter vigias

Durante o evento, alguns guardas foram homenageados

Em solenidade realizada para comemorar os 14 anos da Guarda Municipal de Belo Horizonte o prefeito Alexandre Kalil (PHS) afirmou que “agora ela está em seu devido lugar”. Para ele, lugar de “respeito e de prestação ao máximo de serviço para a população”, disse.

O prefeito destacou o trabalho realizado ao longo dos anos pela Guarda e que nestes primeiros seis meses de governo, muita coisa já foi feita. “Quando assumimos, eles não tinham equipamentos. Faltavam carros, coletes, faltava tudo”, afirma. Ele também destacou a redução nos índices de criminalidade na capital. “Houve uma redução de 14% nos crimes cometidos e isso é reflexo do trabalho realizado em conjunto entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil”, enfatizou o prefeito.

Tema de debate nos últimos meses, a violência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foi abordada. Alexandre Kalil afirmou que pode ser feito um estudo para colocar vigilância nas UPAs, mas negou a presença da guarda nesses locais. “Vandalismo precisa ser combatido, por isso que lugar de guarda é nas ruas. Posto de saúde tem que ter médico, remédio, enfermeiro, e infelizmente doentes”, concluiu.

Para o comandante Freitas, responsável pela Guarda Municipal, a gestão de Alexandre Kalil tem possibilitado maior presença da Guarda em diversas regiões da capital. “Estamos mais próximos da população, principalmente pelo fato de sermos uma polícia comunitária de caráter preventivo”, disse.

Sobre o armamento da corporação o comandante afirmou que 60% deles já estão habilitados pela Polícia Federal (PF) para portar armas. “A ideia é de que o armamento continue de forma gradativa e controlada”, destacou. Freitas ainda afirmou que está sendo feito um estudo para a abertura de concurso público e que podem ser oferecidas mil vagas para agentes.

Com relação à diminuição dos índices de criminalidade, Freitas lembrou que é preciso que a população continue fazendo sua parte para evitar pequenos delitos. “Estamos unidos para que os índices reduzam cada vez mais e que haja melhoria na segurança da capital”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!