Esse domingo (19) foi marcado por pancadas fortes de chuvas que atingiram várias regiões da capital mineira. No bairro Dona Clara, região da Pampulha em BH, uma mãe e a filha de 11 anos precisaram ser resgatadas após ficarem presos em um carro na avenida Sebastião de Brito. O local ficou alagado durante o temporal.
Militares do Corpo de Bombeiros trabalharam para ajudar as pessoas que estavam ilhadas. De acordo com a corporação, mãe e filha conseguiram sair do veículo em segurança. Eles não se feriram.
Outras regiões de Belo Horizonte foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram. A Defesa Civil de BH atendeu alguns chamados, principalmente os que envolveram alagamentos.
Até às 8h desta segunda-feira (20), sete atendimentos precisaram ser feitos. Imóveis das regiões Norte, Noroeste e Centro-Sul. As ações envolveram quatro alagamentos, uma erosão por causa humana, um risco de desabamento de muro e uma vistoria relacionada com trincas.
Alagamentos geram risco geológio em BH
Por causa dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico moderado nas regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste e Barreiro, válido até quinta-feira (23).
A Defesa Civil Municipal recomenda que os moradores se atentem aos seguintes sinais:
- Trinca nas paredes;
- água empoçando no quintal;
- portas e janelas emperradas;
- rachaduras no solo;
- água minando da base do barranco;
- inclinação de poste ou árvores;
- muros e paredes estufados e estalos.
Caso observe algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros Militar (193).