Mais chuva! Alerta da Defesa Civil indica que BH terá tempestade

alerta granizo bh
Alerta indica que tempestade em BH pode ter ventos de 50 km/h (Amanda Dias/BHAZ)

Após fortes ondas de calor, um alerta foi divulgado dizendo que BH vai ter tempestade nesta segunda-feira (20). O alerta foi emitido pela Defesa Civil Municipal e é válido até às 8h de amanhã (21). Por isso, o órgão faz algumas recomendações de segurança.

Segundo o comunicado, o volume de chuva pode variar entre 30 e 50 mm. As pancadas podem estar acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50 km/h.

Um dos principais alertas da Defesa Civil de BH é de evitar passar em ruas que estão sujeitas a alagamentos ou próximo de córregos durante a tempestade. Também existem outros avisos importantes:

Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

No último fim de semana, várias regiões de Belo Horizonte foram atingidas por fortes chuvas. A Defesa Civil de BH atendeu alguns chamados, principalmente os que envolveram alagamentos.

Até às 8h desta segunda-feira (20), sete atendimentos precisaram ser feitos. Imóveis das regiões Norte, Noroeste e Centro-Sul.

As ações envolveram quatro alagamentos, uma erosão por causa humana, um risco de desabamento de muro e uma vistoria relacionada com trincas.

Saiba como fica a previsão do tempo em BH

A Defesa Civil também divulgou como fica o tempo durante a semana em BH. A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 29 °C. Já a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 50% à tarde.

O tempo fechado deve permanecer até amanhã (21) acompanhado de temperaturas mais amenas. Nesta terça-feira, os termômetros devem oscilar entre 21ºC e 28ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão de chuvas permanece até sexta-feira (24), mas a partir de quarta (22) a temperatura deve subir novamente em Belo Horizonte, ultrapassando os 30ºC.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News. Graduado pelo Centro Universitário Estácio de Sá.