Mais frio: BH deve registrar temperaturas abaixo de 12°C até sexta

pessoas com frio em BH
Nesta segunda (5), Belo Horizonte bateu o recorde de dia mais frio do ano (Amanda Dias/BHAZ)

O belo-horizontino não vai se ver livre do frio pelo menos até a próxima sexta-feira (9), é o que garante a Defesa Civil de BH. Em um novo alerta de baixas temperaturas, a instituição afirma que uma massa de ar frio atuante na capital mineira deve deixar os termômetros abaixo dos 12°C nos próximos dias.

Nesta segunda (5), Belo Horizonte bateu o recorde de dia mais frio do ano. Os termômetros registraram 8,8ºC entre 6h e 7h com sensação térmica de 8ºC.

Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica de onde vem tanto frio. “A massa que está atuando por aqui é oriunda da região polar. Ela tem como característica a modificação do ar mais quente para o frio. Por consequência, provoca queda de temperatura e, em algumas regiões, até geada”. (veja aqui)

Cuidados necessários para enfrentar o frio:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Edição: Roberth Costa
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog.

Comentários