Mais praças e pistas serão interditadas em BH amanhã; veja quais

Praça Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias é um dos espaços que serão interditados pela PBH (PBH/Divulgação)

Além da Praça Sete, que será interditada a partir da noite do próximo domingo (28), outras praças e pistas de caminhada na capital mineira terão o acesso restrito a partir da noite deste sábado (27). De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a medida serve para reduzir a circulação de pessoas na cidade e evitar aglomerações, a fim de frear o avanço da Covid-19 em meio ao colapso do sistema de saúde. Além disso, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, nas redes sociais, que a proibição do funcionamento de atividades industriais aos domingos será revogada.

A partir de amanhã, as praças Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza; Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia; e Arquiteto Ney Werneck, no Belvedere; terão o acesso pelo público suspenso por tempo indeterminado. Nessa quarta-feira (24), a PBH já havia anunciado que a Praça Sete, no Centro da cidade, seria cercada de grades neste fim de semana para evitar que as pessoas acessem o local.

Mais interdições

Na orla da Pampulha, novos espaços também terão o acesso proibido a partir da manhã deste sábado. As interdições serão feitas no Marco Zero, nos mirantes Bem-te-vi e Biguá, no Vertedouro, na entrada do Museu e nas praças Olavo Kafunga Bastos, Geralda Damata Pimentel e São Francisco de Assis.

A partir da noite de sábado, duas pistas de corrida também terão trechos interditados com gradis: na avenida José Cândido da Silveira, no bairro Cidade Nova, e na rua Henrique Badaró Portugal, no Buritis.

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção avalia que a medida é necessária, já que, de acordo com a pasta, os agentes da Guarda Municipal têm percebido a presença constante de um grande número de pessoas nesses espaços, mesmo após as medidas restritivas adotadas pela PBH.

Kalil volta atrás

Em publicação no Twitter na tarde desta sexta-feira (26), o prefeito Alexandre Kalil pediu “desculpas pelo erro” e afirmou que as indústrias poderão funcionar aos domingos em Belo Horizonte. De acordo com ele, o decreto que oficializará a decisão será publicado amanhã no DOM (Diário Oficial do Município).

A proibição das atividades industriais aos domingos foi divulgada pela PBH na terça-feira (23), junto à decisão que determinou que supermercados, padarias, sacolões, lanchonetes, lojas de conveniência, açougues e estabelecimentos similares não vão poder funcionar aos domingos na capital mineira. 

Proibição

A administração municipal reforça que a utilização de praças, pistas de caminhada ou de corrida e outros locais públicos para a prática de atividades de esporte e lazer coletivas ou individuais com potencial de aglomeração de pessoas está suspensa, mesmo se as áreas não estiverem cercadas por grades.

Ainda segundo a PBH, os locais que já estão interditados permanecerão da mesma forma. São eles:

  • Praça do Papa
  • Praça da Liberdade
  • Praça da Assembleia
  • Praça JK
  • Lagoa Seca
  • Mirante Garças (Pampulha)
  • Mirante Sabiá (Pampulha)

“A Guarda Municipal conta com o apoio das forças de Segurança Pública do Estado para coibir as aglomerações. Os guardas municipais vêm realizando rondas preventivas periódicas pelas ruas e praças de toda a cidade, observando também o uso de máscaras pela população”, complementou a PBH em comunicado.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!