Marcha da maconha deve levar milhares à Praça da Liberdade

Quase 5 mil pessoas já confirmaram presença, por meio de um evento criado no Facebook, na edição 2016 da Marcha da Maconha de Belo Horizonte. Prevista para ocorrer no próximo sábado (28), a passeata tem como objetivo pedir a descriminalização da substância. A concentração está marcada para as 13 horas e os participantes vão da Praça da Estação, no Centro, até a Praça da Liberdade.

A mobilização é organizada pelo coletivo Marcha da Maconha Brasil e deve ocorrer em pelo menos dez cidades, entre elas Brasília, Fortaleza e Campinas. Na Capital mineira, o ato ocorre desde 2007 e já foi alvo de ações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O órgão tentou impedir a realização do evento alegando que o mesmo fazia apologia ao uso de drogas. No entanto, o Tribunal de Justiça mineiro deu parecer negativo ao pedido do MPMG por considerar que a organização da marcha, por si só, não comprova a existência de crime.

Já em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar possíveis proibições à Marcha da Maconha em todo o Brasil. O STF considerou que os atos se enquadram na liberdade de expressão e manifestação, já que também buscam criar espaços de diálogo sobre as consequências da liberação da maconha no país.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!