Marido de médica que bebeu Belorizontina, na Serra do Cipó, no Réveillon é a mais nova vítima de intoxicação

Amanda Dias/BHAZ + Marcello Casal/Agência Brasil/Reprodução

A mais nova vítima de intoxicação pela substância tóxica dietilenoglicol é um morador de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha mineiro, que ingeriu a cerveja Belorizontina no Réveillon, na Lapinha, região da Serra do Cipó, na Grande BH. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta sexta-feira (17) que este é o 19º caso suspeito registrado no Estado – dos quais 17 homens e duas mulheres.

O homem, que está internado no hospital João XXIII, na capital mineira, passou a Virada do Ano em um sítio com a esposa e um amigo. Os três compraram 15 garrafas de Belorizontina do lote L21354.

“Todos os três que consumiram o produto apresentaram, no dia e na semana seguinte, sintomas gastrointestinais: vômitos e diarréia. Todas as cervejas compradas foram consumidas”, diz trecho da nota oficial da Prefeitura de Capelinha.

O paciente foi atendido, inicialmente, no hospital de Capelinha, onde realizou exames laboratoriais básicos disponíveis. Devido a sintomas neurológicos (dificuldades de enxergar), deslocou-se acompanhado da esposa médica, em carro próprio, para o hospital João XXIII, onde está internado no setor de Toxicologia. Foi realizada coleta para exames na FUNED (Fundação Nacional Ezequiel Dias).

A Prefeitura de Capelinha finaliza a nota afirmando que os moradores daquela cidade não precisam se preocupar. “A Secretaria de Saúde de Capelinha informa que não há motivo para pânico, uma vez que apenas as pessoas que consumiram a cerveja Belorizontina estão propícias a apresentar os sintomas de intoxicação. A Prefeitura de Capelinha deseja boa recuperação ao morador da cidade internado na capital mineira”, afirma.

Outros casos

A maior concentração de vítimas continua sendo em Belo Horizonte, com 12 notificações, e as demais se distribuem entre as cidades de Nova Lima (Grande BH), Pompéu (Central), São João Del Rei (Central), São Lourenço (Sul), Ubá (Mata) e Viçosa (Mata), além de Capelinha.

+ Intoxicação: 14 pacientes estão em estado grave após beber cerveja da Backer

Até o momento, quatro casos já foram confirmados e outros 15 ainda estão sob investigação, incluindo três das quatro mortes registradas. A única morte cuja causa confirmada é a intoxicação foi a de Paschoal Demartini Filho. As outras três suspeitas são as de dois homens que morreram em Belo Horizonte e uma mulher em Pompéu.

+ Terceira morte: Idoso morre em BH com suspeita de intoxicação por substância encontrada na Backer

No início das investigações da Polícia Civil, a Vigilância Sanitária determinou a interdição dos lotes L1 1348 e L2 1348. Na última segunda-feira (13), uma medida do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou que a Backer recolhesse todos os rótulos de cerveja produzidos pela empresa.

O órgão explicou que a cervejaria deve ficar com a comercialização suspensa “até que seja descartada a possibilidade de contaminação de demais produtos”.

+ Backer terá que recolher cervejas do mercado e vendas ficarão suspensas

A SES-MG recomenda que aqueles que tenham cervejas de qualquer marca ou lote produzidas pela cervejaria Backer não consumam os produtos e entreguem em algum ponto de recepção (veja os pontos em BH abaixo). A secretaria ainda pede que as cervejas não sejam descartadas em pias ou vasos sanitário nem em lixos comuns, para evitar que outras pessoas peguem.

+ Moradores de rua consomem cervejas Backer do lixo; veja como descartar corretamente

A pasta ainda recomenda que todos aqueles que ingeriram a bebida procurem uma unidade de saúde: aqueles que manifestaram algum sintoma gastrointestinal, para tomar um antídoto, e aqueles que não apresentaram sintomas renais graves, para realizar exames.

A entrega dos produtos poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro
Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar – Centro
Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza
Nordeste: Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo
Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates
Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo
Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada
Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz
Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso – Parque São Pedro

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!