Com avanço da vacinação, média de idade de internados pela Covid passa de 60 para 49 anos em BH

Vacinação PBH idoso drive
Idosos foram os primeiros a se vacinar na capital (PBH/Divulgação)

O avanço da vacinação contra a Covid-19 está diminuindo a média de idade dos pacientes internados pelo vírus em Belo Horizonte. Antes do início da aplicação dos imunizantes, a média de idade era de 60 anos. Depois de seis meses de campanha, que priorizou a vacinação de idosos, o número passou para 49 anos, conforme dados da Central de Internação e do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização.

O número demonstra a eficácia e a importância da vacinação para controlar a circulação do vírus. “Além dos dados epidemiológicos da doença, que nas últimas semanas vêm apresentando tendência de queda, já identificamos esta redução importante na média de idade dos pacientes internados pela doença. Podemos atribuir estes resultados à vacinação”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, em nota enviada à imprensa.

Belo Horizonte já vacinou 53,04% do público-alvo com a primeira dose ou dose única e cerca de 19,4% com a segunda ou dose única. Dentre a população acima de 60 anos, já são mais de 465 mil vacinados com a primeira aplicação e mais de 338 mil com a segunda. Nesta semana, os idosos de 62 a 60 anos estão recebendo a segunda dose, como o prefeito Alexandre Kalil (PSD), 62, que completou o esquema vacinal ontem (13).

Vacinas com eficácia comprovada

Segundo levantamento da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), 40% das vacinas aplicadas na cidade foram da Oxford/​Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e 48% da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

As duas fabricantes têm grande papel nos resultados positivos nos últimos meses, já que representam 88% das aplicações de doses na capital. Segundo a pasta da Saúde, isso “comprova a eficácia e a necessidade de continuar o processo de vacinação, independentemente do imunizante administrado”, aponta, em nota.

A Prefeitura ainda reforça que quem já foi convocado para receber a primeira ou a segunda dose, deve procurar um local para se imunizar. “A vacina salva vidas. Não é hora de escolher por uma vacina. A Prefeitura tem empreendido todos os esforços para garantir uma vacinação segura e ágil. Se chegou a sua idade, procure um local para se vacinar. Se chegou a hora da segunda dose, não deixe de completar seu esquema vacinal”, completa Jackson.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!