Meningite C: Minas amplia vacinação para maiores de 16 anos, mas BH encerra campanha para público geral

vacina meningite c
No mesmo dia, a PBH encerrou a campanha para o público geral e o Governo de Minas anunciou a ampliação (Adão de Souza/PBH)

Quem planejava usar esta sexta-feira (28) para aproveitar o último dia da vacinação contra Meningite C para todos os públicos em BH vai precisar cancelar. É que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) encerrou ontem (27) a campanha de imunização para o público geral.

No mesmo dia, porém, o Governo de Minas anunciou a ampliação do prazo para os maiores de 16 anos que quiserem se vacinar. Entenda abaixo como fica a situação e quem ainda pode receber o imunizante.

Vacina contra Meningite C em BH

A previsão da Prefeitura de BH era de que pessoas de todas as idades pudessem se vacinar contra a Meningite C até esta sexta-feira. No entanto, a campanha precisou ser encerrada ontem, porque chegaram ao fim as doses que foram disponibilizadas pelo Governo de Minas para os grupos não prioritários.

Isso significa que as pessoas que não fazem parte do público-alvo já não podem mais receber a vacina a partir de hoje. Procurada pelo BHAZ, a PBH esclareceu que ainda há doses disponíveis para o público-alvo. Ou seja, quem faz parte dos grupos prioritários ainda pode procurar um posto de saúde para receber o imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou mais de 250 mil doses da vacina contra a Meningite C, desde a ampliação temporária do público-alvo para receber o imunizante, ocorrida no fim do último mês de março.

Quem ainda pode se vacinar?

A medida segue uma indicação técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A vacinação de rotina contra a Meningite continua normalmente para crianças e adolescentes não vacinados.

Trabalhadores da área da saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano.

Para quem quiser “aproveitar a viagem”, a Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a Meningite C e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19 e da gripe.

Pontos de vacinação

A vacinação contra a Meningite C é realizada em todos os Centros de Saúde da capital mineira. Confira a lista completa com os endereços por regional aqui.

Minas amplia vacinação

Ainda nessa quinta-feira, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) anunciou que a ampliação da vacina Meningocócica C estará disponível até o dia 30 de julho para toda a população de 16 anos ou mais que ainda não tenha se vacinado.

“Essa medida se justifica pela importância da ação e pela intensa procura pela vacina registrada nos últimos dias”, diz trecho da nota (leia na íntegra abaixo). A pasta afirmou ainda que, para conseguir manter a ampliação, solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses para Minas Gerais.

Distribuição de vacinas

A distribuição das vacinas segue uma ordem hierárquica: primeiro, o Ministério da Saúde, do governo federal, manda as doses para os estados. A administração municipal, por sua vez, é a responsável por distribuir o imunizante entre as cidades.

Na prática, isso significa que, para que BH receba novas doses, o Ministério Público precisa acatar o pedido do Governo de Minas e enviar mais imunizantes.

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que recebeu o memorando do Governo de Minas às 19h de ontem, mas vai definir uma possível nova ampliação de público quando BH tiver novas doses.

“A Secretaria Municipal de Saúde reitera que segue as diretrizes do Ministério da Saúde e, após estudo do cenário da capital, vai aguardar o envio de doses a Belo Horizonte para definir a estratégia da nova convocação”, disse em nota (leia na íntegra abaixo).

Meningite C

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença. Somente neste ano foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos em Belo Horizonte.

A vacina contra a doença é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Nota do Governo de Minas na íntegra

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Memorando-Circular no 48/2023/SES/SUBVS-SVE-DVAT-CEPI, atualizou a recomendação de ampliação da vacina Meningocócica C disponibilizada para a população de 16 anos ou mais de idade não vacinada, considerando as contraindicações do imunobiológico, até o dia 30/7/2023.

Essa medida se justifica pela importância da ação e pela intensa procura pela vacina registrada nos últimos dias. Ressalta-se que para a manutenção da estratégia de ampliação a (SES-MG) solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses da vacina Meningocócica C.

Desse modo, os municípios devem levantar sua demanda e realizar a solicitação de doses à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para assegurar a disponibilização oportuna da vacina para a população.

Além do público-alvo ampliado, dentro do Programa Nacional de Imunizações, a vacina é disponibilizada de acordo com as seguintes estratégias:

– Na rotina de vacinação da criança, disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

– Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) conforme o Manual dos CRIE.

Para fins de cobertura vacinal não é considerado o público ampliado e sim a população que na rotina tem direito à vacina.

Por fim, a SES-MG destaca que esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a partir da próxima semana, conforme indicação técnica do Programa Nacional de Imunizações, a vacinação de rotina contra a Meningite C para crianças e adolescentes não vacinados continuará sendo realizada normalmente em todos os Centros de Saúde. Trabalhadores da área da Saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano, conforme orientação do governo federal. Outras informações podem ser verificadas neste link.

Sobre a prorrogação da vacinação para pessoas a partir de 16 anos, o município recebeu o memorando da Secretaria de Estado de Saúde às 19h de quinta-feira, dia 27. A Secretaria Municipal de Saúde reitera que segue as diretrizes do Ministério da Saúde e, após estudo do cenário da capital, vai aguardar o envio de doses a Belo Horizonte para definir a estratégia de nova convocação.

Cabe ressaltar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde que as encaminham para os estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!