Meningite C: Vacinação para maiores de 16 anos começa na próxima segunda em BH

vacinação meningite c bh
Vacinação para população acima de 16 anos, contra a meningite C, começa na semana que vem (PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa a ampliar temporariamente, a partir da próxima segunda-feira (8), a vacinação contra meningite C para a população acima de 16 anos. A campanha vai até 30 de julho, conforme a disponibilidade de doses.

A estratégia de imunização segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Desse modo, as vacinas estarão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital.

Para receber a dose contra meningite C em BH, o usuário deve ter cadastro em uma das unidades. Caso ainda não tenha, poderá fazê-lo na chegada ao local.

Vacina contra meningite C em BH

A prefeitura havia anunciado o término da campanha no último dia 27, por falta de doses disponíveis. No mesmo dia, porém, o governo do estado anunciou a ampliação do prazo para os maiores de 16 anos.

Crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados seguem podendo tomar a vacina.

Ela também é indicada a pessoas imunossuprimidas, em situações específicas. Nesses casos, o paciente deverá apresentar relatório médico para comprovar a condição. A aplicação para esse público será no Centro de Referência de Imunobiológicos Especieis (CRIE) após avaliação por um profissional de saúde.

Não há contraindicação em tomar a vacina contra a meningite C e outros imunizantes no mesmo dia, como a da Covid-19 e da gripe.

Sobre a meningite C

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença. Somente neste ano foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos em Belo Horizonte.

A vacina contra a doença é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!