Metrô de BH estraga, obriga passageiros a andar nos trilhos e causa a ira de usuários: ‘Merecemos dignidade’

Reprodução/Twitter

Quem utilizou os serviços do metrô de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (31) precisou de muita paciência. Um problema em uma das composições fez com que o trem parasse entre as estações Calafate e Gameleira, justamente no horário de movimento mais intenso no início do dia. As outras composições tiveram a velocidade restringida até que o trem avariado fosse totalmente retirado da via.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que registrou a falha durante o horário de pico, por volta das 7h25. Segundo a CBTU, a falha foi solucionada e “o quanto antes, a normalidade do tráfego e a regularidade dos intervalos entre viagens” acontecerá, garantiu em nota divulgada às 9h50.

A companhia também admitiu que os usuários precisaram ficar mais tempo que o habitual por causa do “fechamento momentâneo dos portões”. “Para garantir a segurança do próprio usuário também vem sendo necessária a realização do controle de fluxo na Estação Terminal de Eldorado, com o fechamento momentâneo dos portões, de modo a evitar a concentração elevada do número de passageiros na estação”, informou, por nota (leia na íntegra abaixo).

Pelas redes sociais usuários que estavam no trem que estragou reclamaram, assim como os outros que aguardavam o meio de transporte. “CBTU, bom dia! Tenham mais respeito com o usuário, hoje fiquei cerca de meia hora presa dentro de um trem super lotado, sem ventilação e sem nenhum tipo de informação do que estava acontecendo. Nós, trabalhadores, merecemos no mínimo dignidade”, disse uma usuária.

Para evitar a superlotação na estação Eldorado, visto que o trem estragado estava a caminho de lá, a companhia precisou fechar os portões alegando a “garantir a segurança” do próprio usuário também vem sendo necessária a realização do controle de fluxo na Estação Terminal de Eldorado, com o fechamento momentâneo dos portões, de modo a evitar a concentração elevada do número de passageiros na estação.

Nota da CBTU na íntegra:

“Em resposta à solicitação deste veículo de imprensa, a CBTU BH esclarece que registrou alterações na circulação do Metrô, nesta sexta (31/5), devido a perda de tração apresentada por um trem, na altura da estação Calafate. 

A falha foi registrada às 7h25 durante o horário de pico e, por medida de segurança, foi determinada restrição de velocidade para as demais composições que operavam no sistema, até a retirada do trem avariado e a completa liberação da via. 

Para garantir a segurança do próprio usuário também vem sendo necessária a realização do controle de fluxo na Estação Terminal de Eldorado, com o fechamento momentâneo dos portões, de modo a evitar a concentração elevada do número de passageiros na estação. 

Equipes de manutenção e operação do Metrô trabalham para restabelecer, o quanto antes, a normalidade do tráfego e a regularidade dos intervalos entre viagens.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!