Metrô de BH funciona com intervalos maiores nesta segunda-feira; confira

metrô de bh
Trens circulam com intervalos maiores em meio à paralisação dos trabalhadores (Amanda Dias/BHAZ)

Em meio à greve dos trabalhadores, que cobram respostas sobre o futuro da categoria diante do processo de privatização, o metrô de Belo Horizonte está funcionando na manhã desta segunda-feira (3).

De acordo com a MetrôBH, concessionária responsável por administrar o transporte, os trens circulam com intervalos de 12 a 15 minutos no horário de pico. Já nos demais horários, o metrô está circulando com intervalos entre 20 e 25 minutos.

Em condições normais de operação, os trens passam a cada sete minutos nos horários de pico, o que significa que estão rodando com intervalo até duas vezes maior. O metrô de BH costuma funcionar a cada 15 minutos nos demais horários.

Empresa abre vagas de emprego

Na semana passada, a MetrôBH divulgou a abertura de vagas de emprego em nota à imprensa e nas redes sociais.

“Quer fazer parte do nosso time de talentos e ajudar o Metrô BH a conectar pessoas e promover mobilidade por meio do transporte sobre trilhos?”, anunciou.

Ao todo, são 30 vagas para operador de trem e 30 vagas para líder de estação. Os requisitos são Ensino Médio completo, flexibilidade para regimes de escalas e turnos e experiência prévia para o cargo de operador.

O que pedem os metroviários?

No processo de concessão do metrô de BH para a iniciativa privada, os trabalhadores fizeram uma greve que durou 34 dias no intuito de cobrar respostas sobre o futuro da categoria. Poucos dias depois, uma nova paralisação foi definida.

Os metroviários lutam para a manutenção dos empregos, que acreditaram ser incerta após o processo de privatização. O Sindimetro-MG acusa a Comporte de apresentar “propostas esdrúxulas e práticas antissindicais”, tendo descumprido acordo trabalhista e impedido a entrada de diretores do sindicato nas dependências da empresa.

O sindicato dos servidores da CBTU-MG informou que, nesta segunda-feira (3), representantes da categoria estão em Brasília para uma reunião com o Governo Federal, representado pelo Ministério do Trabalho, na tentativa de um acordo.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!