Metrô de BH para de circular mais cedo nesta terça-feira

metrô bh
Metrô de BH está funcionando parcialmente em meio a greve dos metroviários (Amanda Dias/BHAZ)

As estações de metrô de Belo Horizonte ficarão abertas apenas até 20h30 nesta terça-feira (28). Em nota, a concessionária que agora administra a CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanas) disse que a redução no horário de funcionamento só acontece hoje.

“A concessionária não medirá esforços para que os trens atendam à população normalmente amanhã (29), haja vista a essencialidade do serviço de transporte sobre trilhos para os 100 mil usuários de Belo Horizonte e Contagem, atendidos diariamente”, disse a Comporte.

O Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) havia convocado uma nova greve geral para esta terça-feira. No entanto, o metrô de BH funcionou em escala reduzida.

“Devido aos reflexos da ausência de alguns colaboradores que aderiram ao movimento grevista, os trens estão operando com intervalos superiores aos habituais, sendo de 15 a 20 minutos de intervalo nos horários de pico e 25 a 30 minutos de intervalo nos horários de vale”, informou a concessionária.

Nova greve

Sindimetro-MG segue buscando respostas sobre o futuro dos profissionais após a privatização do serviço de transporte. Sobre o funcionamento do metrô de BH nesta terça-feira (28), o sindicato acredita que o Grupo Comporte está usando o serviço de maquinistas supervisores.

De acordo com a categoria, havia apenas quatro trens rodando nesta manhã, com intervalos de 30 minutos. Os metroviários decidiram voltar à greve total a partir da meia-noite da terça por entenderem que são funcionários públicos concursados e não podem ser transferidos para uma empresa privada.

nova greve no metrô de BH veio após a empresa Comporte Participações e o Governo de Minas assinarem, na quinta-feira (23), o contrato de concessão do metrô de BH. A concessionária será a responsável pela gestão do metrô após o processo de privatização, pelo prazo de 30 anos.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!