Minas Gerais pode ter chuvas com granizo hoje e BH também está sob alerta

chuva
O Inmet divulgou hoje um alerta de tempestade que deve atingir cerca de 165 cidades em Minas Gerais; veja a lista completa (Amanda Dias/BHAZ)

O Simge (Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais) emitiu um alerta de tempestade severa com possibilidade de granizo, vendaval e chuva forte em várias áreas de MG, a partir da tarde de hoje (26). Em BH, pode haver pancadas de chuva até amanhã (27).

Todas as regiões de Minas Gerais serão atingidas pela chuva, nesta quinta-feira (26), segundo o Simge. Nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul do Vale do Rio Doce há previsão de fortes rajadas de vento, chuva de granizo e raios.

Já nas regiões do Triângulo/Alto Paranaíba, Oeste, Central, Metropolitana, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, há previsão de tempestades severas. No restante das regiões de Minas Gerais, o tempo segue instável com pancadas de chuva e tempestades isoladas.

Previsão do tempo em Minas Gerais hoje com a localização aproximada das tempestades (Reprodução/Simge)

Chuva em BH hoje

Na capital mineira, o tempo nesta quinta-feira é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva na tarde de hoje. De acordo com o SIMGE, a previsão aponta para uma possível ocorrência de tempestade com fortes rajadas de vento e granizo.

Conforme alerta da Defesa Civil, as pancadas de chuva em Belo Horizonte podem variar entre 30 e 50 milímetros, e as rajadas de vento podem ficar em torno de 60 quilômetros por hora.

O que fazer durante pancadas de chuva

Confira as recomendações do órgão de segurança para os períodos de chuva forte:

  • Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
  • Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba para o teto pela janela, peça socorro e se possível ligue para o Corpo de Bombeiros (193);
  • Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;
  • Não utilize alumentos e água atingidos por inundação ou alagamento;
  • Não fique ou deixe crianças na exurrada, pois elas podem ser arrastadas e se afogarem;
  • Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
  • Não se abrigue ou estacione o carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para a Cemig (116);
  • Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes;
  • Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água ligue imediatamente para a Defesa Civil (199);
  • Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente.

Arreda pra cá

Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região.

As famosas empenas, como são chamadas as laterais sem janela dos prédios, são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos.
E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ.

No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.

Veja a entrevista completa:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!