Mineiro preso nos EUA pela morte do namorado da filha cumpre pena em Contagem

Jaconias Pereira
Jaconias foi localizado pela polícia dos EUA em dezembro (ICE/Divulgação)

Jaconias Rosa Pereira, mineiro de 50 anos que foi preso nos Estados Unidos no fim do ano passado, agora cumpre pena na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele havia sido condenado em 2016 por mandar matar o namorado da filha, em Minas Gerais, e estava foragido.

O homem foi localizado nos EUA a partir da Difusão Vermelha requerida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Açucena, e deferida pelo Juízo da Vara Única da comarca.

Em agosto, a ERO (Enforcement and Removal Operations) de Boston, Massachusetts, foi notificada sobre o mandado de prisão em aberto contra o mineiro, condenado a 15 anos de prisão por homicídio qualificado, mediante pagamento.

No dia 28 de dezembro, os agentes de operações contra fugitivos da operação localizaram Jaconias Pereira na cidade de Worcester. De acordo com a ICE (Immigration and Customs Enforcement, a polícia de imigração dos Estados Unidos), ele havia entrado no país de forma ilegal, em data desconhecida.

Em decorrência de atuação conjunta do MPMG, da Polícia Federal e da ICE, Jaconias foi deportado dos EUA e trazido ao Brasil para cumprir a pena em Contagem.

O crime

Alisson Ramos de Lima, de 33 anos, foi morto a tiros em setembro de 2016 em Açucena, na região do Vale do Rio Doce. De acordo com o Diário do Aço, um homem de 21 anos foi preso e confessou ter matado o homem a mando de Jaconias Pereira, pai da namorada da vítima.

À PM, o jovem disse recebeu uma motocicleta como forma de pagamento para matar Alisson Ramos. O mandante, supostamente, não se conformava com o fato de que a filha havia engravidado do homem.

Na época do homicídio, Jaconias já morava nos Estados Unidos. Ele ainda teria ameaçado Alisson de morte, por telefone.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!