Motoristas da Uber denunciam falha nos pagamentos em BH: ‘Sumiu’

motorista uber bh
Motoristas reclamam que ainda não receberam pagamento e estão com cadastro ameaçado (Amanda Dias/BHAZ)

Além dos riscos e mudanças de rotina impostos pela pandemia de Covid-19, motoristas de Uber de Belo Horizonte estão enfrentando outros problemas com a plataforma que impactaram a renda e ameaçam o trabalho num futuro próximo. Eles denunciam que não receberam os pagamentos referentes às corridas da última semana e, a partir da próxima, ainda terão a permanência no serviço ameaçada por causa de um erro no sistema. Em nota enviada ao BHAZ, a Uber garante que os problemas foram resolvidos e diz que fará um repasse extra, de R$ 50, por conta do estresse gerado (veja ao fim do texto).

“O pagamento não caiu e o dinheiro que a pessoa fez em um ou dois dias simplesmente sumiu do aplicativo”, relata um motorista, que terá a identidade preservada, ao BHAZ. Ele explica que, assim como outros colegas, detectou o problema pela primeira vez nesta semana. “O que acontece: você trabalha a semana inteira e recebe o seu pagamento na próxima segunda-feira. E o que aconteceu foi que vários motoristas trabalharam a semana inteira e não caiu o pagamento nesta segunda”, conta.

O trabalhador relata ainda que, quando os motoristas questionaram a empresa por meio do próprio aplicativo, receberam uma resposta genérica. “A gente recebeu mensagens da Uber falando que ocorreu um problema e que seria solucionado o mais rápido possível”, lembra. Para alguns, o problema de fato se resolveu, mas outros não tiveram a mesma sorte. “No meu caso, o pagamento caiu ontem, mas tem muita gente que o pagamento não caiu e o dinheiro sumiu”, conta o motorista.

‘Estou desesperado’

Além da falta de pagamentos, o motorista fala sobre outro problema que pode prejudicar um número maior de pessoas muito em breve. Muitos estão com dificuldades para atualizar dados na plataforma – um procedimento obrigatório para a manutenção da conta. “Quando o documento do carro está prestes a vencer, você tem que pegar o novo, tirar uma foto e enviar para eles. Só que o Detran não está enviando documento por correspondência mais”, lembra o homem, que explica que o novo formato não é aceito na plataforma.

“A gente envia para eles e eles não aceitam de jeito nenhum. E o prazo está acabando, ele termina agora, no dia 2 de fevereiro, aí a conta da pessoa é automaticamente bloqueada, mesmo com o documento em dia, e a pessoa não vai conseguir trabalhar”, explica. O motorista conta ainda que o problema já tem tirado o sono dele: “Eu estou desesperado, porque se o meu aplicativo bloquear, eu não vou conseguir trabalhar. A plataforma não aceita de jeito nenhum o documento do carro. Aí fica difícil”, relata.

‘À deriva’

Preocupados com a situação, alguns motoristas chegaram a procurar o escritório da Uber, que fica na região Centro-Sul de BH, para tentar alguma explicação. No entanto, eles reclamam que o desfecho foi o mesmo dos últimos dias: nenhuma resposta. “No site, no aplicativo, não tem nenhum tipo de fale conosco, um chat ao vivo, alguma coisa do tipo. Aí a gente foi lá para ver o que aconteceu e o escritório simplesmente está fechado, não tem ninguém. A gente está à deriva”, afirma.

e o pessoal foi pro escritório da uber na savassi buscar alguma informação, tirar dúvidas e tentar entender o que estava acontecendo. porque no site da uber, no aplicativo, não tem nenhum tipo de fale conosco, um chat ao vivo, alguma coisa do tipo. aí a gente foi lá pra ver o que aconteceu e o escritório simplesmente está fechado. fechado, não tem ninguém, apesar de que na porta do escritório tem o horário de funcionamento de 8h às 18h, mas não tem ninguém e a gente está à deriva”, lamenta o motorista.

O homem contou ainda que chegou a ouvir relatos semelhantes de motoristas de outros estados, mas que também não obteve respostas com eles. “Lá no escritório deles não tem ninguém, estava tudo fechado, nenhum telefone de contato, nada. Aí você entra no site e não tem um ‘fale conosco’, um chat, um 0800, nada… Tem muita gente aí que não está conseguindo pagar as contas porque o dinheiro sumiu ou então não caiu na conta da pessoa”, afirma.

O que diz a Uber?

Por meio de nota enviada ao BHAZ, a Uber explicou que uma parte dos motoristas parceiros “teve repasses atrasados em até dois dias úteis nesta semana, por conta de um erro de processamento interbancário”.

Ainda segundo a empresa, os casos foram resolvidos e, para compensar o estresse gerado junto aos colaboradores, eles receberão um repasse extra de R$ 50.

Nota da Uber na íntegra

“Uma parte dos parceiros da Uber teve os seus repasses atrasados em até dois dias úteis nesta semana, por conta de um erro de processamento interbancário. O erro gerou um impacto maior que o esperado, pois alguns bancos decidiram estornar o primeiro repasse, o que gerou muitas dúvidas.

Os casos foram resolvidos entre ontem e hoje (quinta-feira), com a realização de uma nova e inequívoca onda de repasses.

Pra ajudar a compensar um pouco do estresse que esses motoristas e entregadores parceiros tiveram nos últimos dias, a Uber enviou a cada um deles um repasse extra, no valor de R$ 50.”

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!