Motoristas de app fazem nova manifestação nesta terça-feira em BH

manifestação motoristas app
Os motoristas de aplicativo de Belo Horizonte se reúnem, nesta terça-feira (26), em uma manifestação na Praça da Assembleia (Arquivo pessoal)

Motoristas de aplicativo de Belo Horizonte se reúnem, nesta terça-feira (26), em uma manifestação na Praça da Assembleia, na região Centro-Sul da capital mineira. A categoria é contrária à regulamentação federal do serviço proposta pelo Projeto de Lei 12/2024.

Ao BHAZ, Ian Rocha, que trabalha como motorista de aplicativo há oito anos, disse que a expectativa é que 500 trabalhadores participem do ato. Na visão dele, se aprovada, a regulamentação não trará nenhum benefício aos motoristas.

“Querem cobrar INSS, mas não vão dar nenhum benefício que dê segurança para a gente. Ela também estipula que o ganho do motorista deve ser R$ 32 por hora, mas a gente não trabalha por hora e sim por quilômetros rodados. Tentaram uma solução simples para um problema complexo”, pontuou ele.

Nessa segunda-feira (25), motociclistas entregadores por aplicativo realizaram um protesto em BH e pararam o trânsito em várias avenidas e ruas da capital mineira. A manifestação ocorreu em apoio aos motoristas de aplicativo.

A proposta do projeto que propõe a regulamentação foi assinada pelo presidente Lula (PT) no início deste mês. O documento prevê que os trabalhadores sejam pagos por hora trabalhada e institui contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a nova lei, os motoristas devem receber R$ 32,90 por hora de trabalho.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!