MP entra na Justiça para impedir operações da Samarco em Mariana

Divulgação/Rogério Alves/TV Senado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com pedido judicial para que sejam suspensas as licenças ambientais da Samarco para realização de atividades minerárias no Complexo Germano, em Mariana, na região Central de Minas Gerais.

Mariana foi palco do rompimento da barragem de Fundão, que deixou 19 pessoas mortas em novembro de 2015. O pedido foi feito pelos promotores de Justiça da força-tarefa criada pelo MPMG para atuar no caso depois que o prefeito da cidade, Duarte Junior, assinou parecer favorável ao retorno da empresa.

A ação, que corre na 3ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte,  já havia sido ajuizada, em 2013, questionando a validade das licenças ambientais em razão de irregularidades no procedimento de sua concessão. Para o novo pedido de suspensão das licenças ambientais, os promotores de Justiça argumentam que o rompimento da barragem de Fundão tornou evidente a situação de insegurança das estruturas. Além disso, segundo os integrantes da força-tarefa, o colapso da barragem tornou inoperável o empreendimento na forma como fora licenciado, uma vez que não há mais barragem apta a receber os rejeitos da mineração.

Para os promotores de Justiça, muito embora exista embargo administrativo das atividades de operação, a Samarco já solicitou a retomada das atividades e o cancelamento do embargo. “Há receios concretos, por parte do Ministério Público, de que a empresa retome suas atividades de mineração sem garantir a segurança necessária para o meio ambiente e para a população, por isso a necessidade de uma determinação judicial que salvaguarde as comunidades de Mariana, de Barra Longa e todas as demais à jusante do empreendimento”, alertam os promotores de Justiça.

Com MPMG

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!