Após mudança de data, coleta seletiva será retomada em BH na segunda

Garis e caminhão de lixo de Belo Horizonte
Horários e funcionamento da coleta porta a porta continuarão os mesmos (Amanda Dias/BHAZ)

Após anunciar que a coleta seletiva seria retomada em Belo Horizonte no dia 26 de outubro, a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte) informou que a data foi adiada para a próxima segunda-feira (9). O serviço está parado em BH desde março, devido à pandemia de Covid-19, e é feito em duas modalidades: a “ponto a ponto” e a “porta a porta”.

De acordo com o órgão, o recolhimento de porta a porta será feito “nos mesmos horários estabelecidos” durante o funcionamento normal, antes da pandemia. No caso da coleta “ponto a ponto”, para quem não tem acesso ao serviço na porta de casa, a SLU orienta que “é indispensável a utilização correta dos equipamentos de Ponto Verde, evitando o descarte de qualquer outro resíduo que não seja o reciclável no interior dos coletores”.

Cuidados no descarte

Além da interrupção do serviço, a pandemia provocou outra mudança na coleta seletiva: as máscaras, itens indispensáveis para a prevenção contra Covid-19, merecem atenção especial ao serem jogadas fora. A SLU recomenda que elas sejam descartadas “somente na coleta domiciliar convencional, de maneira bem-acondicionada, de preferência em sacos duplos, para não contaminar os garis e as outras pessoas”.

“Não deposite nos equipamentos coletores materiais tóxicos e infectantes, resíduos de saúde e orgânicos. Cuide da limpeza do local. A SLU pede aos cidadãos que obedeçam aos dias e horários de disposição dos recicláveis nas calçadas dos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta”, complementa o órgão.

Pontos Verdes

Os Pontos Verdes são novos locais de descarte instalados em substituição aos antigos LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). Segundo a SLU, a mudança deixa a coleta seletiva mais rápida e eficiente e torna mais fácil acondicionar os recicláveis nos coletores. São disponibilizados apenas dois compartimentos, sendo um deles destinado à coleta de papel, metal e plástico, e um outro reservado para acondicionar somente o vidro.

Os materiais devem estar limpos e secos, para não provocar mau cheiro nem atrair animais que possam causar doenças. Ainda de acordo com a SLU, o novo sistema permite que caminhões apropriados façam a coleta, deixando o processo mais ágil e seguro. Entre neste link para localizar o Ponto Verde mais próximo da sua casa.

Porta a porta

Na coleta porta a porta, os materiais recicláveis devem ser separados pelos moradores e colocados na calçada para serem coletados pelas equipes da SLU. Esta modalidade de coleta é realizada uma vez por semana e, atualmente, o serviço está presente em 45 bairros da capital. Confira quais são eles neste link.

O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes, e dispostos em frente ao local da coleta, na calçada, a partir das 8h. A SLU afirma que todos os materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva são destinados às associações ou cooperativas de catadores e trabalhadores com materiais recicláveis, participantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania.

Recomendações

A SLU reuniu dicas para os moradores de Belo Horizonte que fazem uso do serviço de coleta seletiva, veja quais são elas:

  • Nos Pontos Verdes da Prefeitura, há um coletor exclusivo para vidro e outro para papel, metal e plástico. Use-os corretamente;
  • Preserve os equipamentos da coleta seletiva instalados pela cidade;
  • Nunca misture o lixo domiciliar ao reciclável;
  • Não coloque resíduos orgânicos e os não recicláveis próximos ao coletor;
  • Ponha o lixo comum na calçada de sua residência ou de seu comércio, bem-lacrado, somente nos dias e horários de recolhimento;
  • Não jogue entulho no Ponto Verde. Móveis velhos, restos de obras, pneus, poda e outros resíduos volumosos não tóxicos devem ser levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Veja os endereços aqui;
  • Por causa da pandemia de coronavírus, higienize os materiais em casa;
  • Guarde os resíduos em local seguro por, pelo menos, uma semana para ampliar a descontaminação;
  • Descarte os resíduos recicláveis somente dentro do equipamento coletor;
  • Ao manusear os recicláveis, use máscara e luvas;
  • Lave bem as mãos e use álcool 70%.
Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!