Mulher aciona botão de emergência e homem é detido por importunação sexual em ônibus de BH

Detido por importunação sexual em ônibus
Vítima filmou o ocorrido e mostrou aos guardas (Guarda Municipal/Divulgação)

Uma mulher de 54 anos que foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus conseguiu acionar o botão de emergência, levando à detenção do suspeito, nesta sexta-feira (4). Antes de denunciá-lo, a vítima filmou o homem de 73 anos tocando as próprias partes íntimas enquanto estava sentado ao lado dela.

A Guarda Municipal foi acionada por volta das 10h50 para a ocorrência em um ônibus da linha 83P (Estação São Gabriel/Centro). De acordo com Bruno Soares, um dos guardas que atuou no chamado, o coletivo teve as portas fechadas e ficou parado na Estação São Gabriel até a chegada dos agentes.

Lá, a vítima relatou o que aconteceu e mostrou aos guardas o vídeo. No registro, o idoso aparece sentado no banco do corredor, enquanto a mulher estava ao lado da janela.

“Nós abordamos o autor, que foi cooperativo, não reagiu, e levamos todos à Delegacia da Mulher. Testemunhas também ofereceram apoio, passaram telefone e endereço caso precisem dar depoimento”, disse o guarda municipal.

Os agentes que atuaram na ocorrência, a vítima e o suspeito foram ouvidos na delegacia, e o guarda recebeu a informação de que o homem teria sido preso em flagrante. O BHAZ procurou a Polícia Civil para confirmar a informação e aguarda retorno.

Importunação sexual

Antes compreendida como um delito de menor potencial ofensivo, a importunação sexual é crime desde o final de 2018 e é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência.

O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá ser preso. A pena é de 1 a 5 anos.

Como denunciar

Para denunciar casos de importunação sexual, além do botão de emergência vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a Guarda Municipal, por meio do telefone 153 e com a Polícia Militar pelo 190.

Onde conseguir ajuda?

Caso você seja vítima de qualquer tipo de violência de gênero ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:

  • Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher
  • av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190
  • Casa de Referência Tina Martins
  • r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221
  • Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher)
  • r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171
  • Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher
  • r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380
  • Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!