Mulher morre em incêndio na Ocupação Rosa Leão, em BH, e moradores protestam

Ocupação Rosa Leão
Moradores protestam por melhores condições de moradia (Reprodução/@bellagoncalvs/Twitter)

Uma mulher morreu durante um incêndio na Ocupação Rosa Leão, na madrugada de hoje (10). A residência, no bairro Jaqueline, região Norte da capital, já estava totalmente tomada pelas chamas quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local. Segundo moradores, o incêndio começou por causa de problemas na rede elétrica. Por meio de nota (veja na íntegra abaixo), a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informa que deslocou uma equipe ao local imediatamente.

Os bombeiros foram acionados às 4h22. Quando as quatro equipes chegaram ao local, já encontraram o corpo sem vida. De acordo com os vizinhos, a vítima seria uma mulher, que morava sozinha na casa.

Causas

A comunidade do Rosa Leão faz parte da rede de ocupação Izidora. Ao todo são cerca de 1,2 mil famílias vivendo no local. De acordo com a vereadora Bella Gonçalves (Psol), o incêndio foi causado por problemas na rede elétrica, que é improvisada no local. “Já que a CEMIG NEGA ESSE DIREITO a essa população. Estou no local acompanhando a situação, indignada pela negligência do Estado com a vida dessas pessoas”, acrescentou, em publicação no Twitter.

Após o incidente, moradores da comunidade fizeram manifestação pelo direito de ter acesso à energia elétrica fornecida pela Cemig. “Mais quantas mortes precisam acontecer para termos o que é direito nosso”, diz um dos cartazes feitos pela população.

Polícia Civil investiga

A Polícia Civil de Minas Gerais foi até o local para realizar a perícia criminal e realizar os primeiros levantamentos da investigação. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), para ser submetido a exames e identificação oficial. “A ocorrência está em andamento pelo Corpo de Bombeiros e mais informações serão repassadas em momento oportuno”, acrescenta a corporação.

Nota da Cemig na íntegra

Na manhã desta quinta-feira (10/02), a Cemig recebeu solicitação por parte do Corpo de Bombeiros Militar MG (Cobom) para apoio em uma ocorrência de incêndio em uma residência na ocupação Rosa Leão, localizada na Comunidade Izidora, em Belo Horizonte. A equipe foi deslocada prontamente, chegando ao local em poucos minutos.

Pelo grande volume de ligações clandestinas de energia elétrica no local, os cabos irregulares, que se encontravam em uma altura muito baixa, impediam a passagem da viatura do Cobom e, por isso, a equipe da companhia procedeu a retirada dos fios para liberar a passagem. Nesse trabalho, por questões de segurança, foi feito o desligamento e a desconexão de parte dos cabos irregulares conectados à rede de distribuição da empresa próximos ao local, para evitar outros acidentes.

As causas do incêndio e outras informações sobre a ocorrência são de responsabilidades das autoridades competentes.

Regularização

A Cemig informa ainda que já está prevista a regularização do fornecimento de energia elétrica na comunidade nas ruas autorizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, que serão contempladas pelo Programa Energia Legal da Cemig.

Na primeira etapa, 3 mil famílias do local serão beneficiadas pelo programa, que prevê também visita às famílias de equipes especializadas em eficiência energética, quando a população é orientada sobre consumo eficiente de energia elétrica, segurança no uso da eletricidade e outras informações relevantes sobre o tema.

Além disso, ainda no processo de regularização, as famílias poderão receber doação de padrões de energia, ter a substituição de equipamentos elétricos por outros mais eficientes, bem como a inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica, para pagamento de tarifa diferenciada mais em conta”.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!