‘Mulheres na obra’: BH reservará 10% das vagas em obras ao público feminino; veja ocupações

mulheres na obra vagas belo horizonte
Mulheres serão capacitadas com cursos de construção civil e direcionadas para trabalhar em obras da Prefeitura de BH (IMAGEM ILUSTRATIVA/Tânia Rego/Agência Brasil)

Belo Horizonte passará a reservar 10% das vagas em obras públicas para mulheres. A novidade foi anunciada hoje (26) pelo prefeito Fuad Noman e tem como objetivo empoderar economicamente as mulheres, em especial as que vivem em áreas de risco. O programa foi nomeado “Mulheres na Obra”.

Ao falar da iniciativa, o prefeito defendeu a presença das mulheres nos lugares em que elas quiserem ocupar. “Nós estamos querendo dizer que a obra é lugar de mulher sim. Mulher trabalha onde ela quiser, mulher precisa de ter espaço. E o que nós estamos fazendo é um programa para fazer exatamente isso, abrir o espaço para a mulher que queira trabalhar em construção”, afirmou.

“E mais do que isso, nós não vamos admitir que a mulher receba menos do que o homem. Serão salários iguais, porque é assim que nós precisamos respeitar essa mulher”, completou Fuad. 

Curso de qualificação e bolsa de R$ 650

Parte do programa consiste em um curso de qualificação para as mulheres. Na primeira etapa, 120 serão selecionadas para trabalhar como pintora, pedreira de alvenaria, pedreira de acabamento, carpinteira, eletricista e hidráulica predial.

Os cursos terão duração de quatro meses (com carga horária que varia entre 160 horas e 200 horas) e serão ministrados no período da noite, com uma média de quatro horas/dia. As mulheres terão tanto aulas práticas quanto teóricas e aquelas que estiverem em situação de vulnerabilidade social vão receber uma bolsa mensal de R$ 650 (condicionada a frequência no curso). 

Outro diferencial do programa é que as mulheres deverão ser contratadas para trabalhar nos canteiros de obras. Estão excluídas dessa quota de 10% mulheres contratadas para trabalhar no setor administrativo, bem como aquelas de nível superior, como engenheiras e arquitetas.

As inscrições para o programa Mulheres na Obra começam no próximo dia 10 de novembro e podem ser feitas pelo telefone (31) 98419-7940, por meio da equipe social da URBEL que atende a região Oeste. 

Veja os cursos que serão oferecidos no programa Mulheres na Obra

• Pintora de Obras Imobiliárias (160 horas – 4 horas/dia)

• Hidráulica Predial (160 horas – 4 horas/dia)

• Pedreira de Alvenaria (160 horas – 4 horas/dia)

• Pedreira de Acabamento (160 horas – 4 horas/dia)

• Carpinteira de Obras (160 horas – 4 horas/dia)

• Instalações Elétricas Prediais de Baixa Tensão (200 horas – 4 horas/dia)

Número de vagas

120 vagas com 20 participantes por turma

Local de realização dos cursos

CRAS Vista Alegre – R. Aguanil, 425 – Vista Alegre

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!