Natal da mineiridade: Luzes da Praça da Liberdade são inauguradas

iluminação praça da liberdade
Iluminação da Praça da Liberdade estará disponível até o dia 6 de janeiro (Divulgação/Cristiano Machado/Imprensa MG)

Inaugurada nessa sexta-feira (2), a tradicional decoração de Natal da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, traz como tema da iluminação o “Natal da Mineiridade”, com cores e luzes que retratam as tradições e costumes que, além da capital mineira, vão enfeitar mais de 200 cidades do estado.

As decorações estarão disponíveis na Praça da liberdade até dia 6 de janeiro de 2023.

A inauguração foi marcada para a data em que foram celebrados os 302 anos de Minas Gerais. Em 2022, A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Cemig

Segundo explicou o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o objetivo do tema é fortalecer o sentimento de orgulho e turismo em toda Minas Gerais para comemorar o Natal no  Circuito Liberdade e nas cidades do interior.

“Este ano foi um ano de resgate, de pertencimento à nossa terra e dos valores que nós temos, baseado na própria ideia de Minas Gerais, de Alceu Amoroso Lima, depois Carlos Drummond de Andrade fala tão belamente da mineiridade e finalmente, no Modernismo, o nosso grande Guimarães Rosa. É um estado de espírito que tem no Natal o encontro com as nossas famílias, com nossa cultura e forma de ser”, enfatizou o secretário. 

Decoração do Circuito Liberdade

Todas as artes do “Natal da Mineiridade” em Belo Horizonte foram desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos ao contorno do Circuito Liberdade. Os demais equipamentos culturais apresentarão suas decorações a partir de segunda-feira (5).

Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), órgão responsável pela gestão do Circuito Liberdade afirmou que a decoração receberá os belo-horizontinos e turistas em um momento de celebração do que há de melhor em Minas Gerais.

Decoração mineira

As decorações deste ano vão desde presépios tradicionais, à casa do Papai Noel, símbolos tipicamente mineiros, como as ondas de luzes da alameda central, que remetem às montanhas de Minas.

As estruturas e túneis em formato do triângulo vermelho da bandeira, representações de campos de canavial e milharal do estado, e o delineado da Igreja barroca de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, obra de Aleijadinho. 

Celebrações especiais

O Palácio da Liberdade também receberá celebrações especiais durante o período natalino, com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha.

Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá ver os diferentes presépios que já foram contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

O objetivo é reunir diversas linguagens artísticas, como música, teatro, literatura, performances interativas, artes visuais e cultura popular tradicional na Praça da Liberdade, proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos.

Programação no interior

Além da capital mineira, entre os municípios que integram o Natal da Mineiridade, alguns destaques são Camanducaia, Guaxupé, Tiradentes, Ouro Preto, Couto de Magalhães, Santa Luzia, São Lourenço, Lagoa da Prata e Paracatu. Saiba mais sobre a programação nas localidades no site da Agência Minas.

Mateus Felipe[email protected]

Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!