Queda de avião da PF no Aeroporto da Pampulha: veja quem são as vítimas e o que se sabe

queda avião aeroporto pampulha
A queda de um avião da Polícia Federal no Aeroporto da Pampulha, em BH, mobilizou o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes (Reprodução + CBMMG/Divulgação)

A queda de um avião da Polícia Federal no Aeroporto da Pampulha, em BH, na tarde dessa quarta-feira (6) mobilizou o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes. Duas pessoas morreram carbonizadas e uma foi socorrida e encaminhada ao Hospital João XXIII com ferimentos.

Dinâmica do acidente

Segundo os bombeiros, o avião chegou a decolar e instantes depois perdeu altitude, vindo a cair na área lateral da pista. A aeronave pegou fogo após atingir o chão, por volta das 14h27.

Uma transmissão ao vivo captou o diálogo entre o controlador de solo e o controlador da torre no Aeroporto da Pampulha no momento do acidente.

“Você visualizou o cara decolando? Escutou um barulho? Parece que houve uma queda de altura. Poderia confirmar se ele está voando?”, disse o controlador de solo.

“Confirmo, acidentado na cabeceira do trecho. Nas proximidades da área dos bombeiros. Nós visualizamos aqui infelizmente a fumaça do evento”, respondeu o controlador da torre.

O avião que caiu no Aeroporto da Pampulha tinha feito dois voos curtos antes do acidente. De acordo com o site Flight Radar, que monitora trajetos de aeronaves, o avião decolou na segunda (4) e também na terça-feira (5). Os dois voos foram feitos no entorno de Belo Horizonte e região metropolitana.

Quem eram as vítimas

Os militares que trabalham ao lado do aeroporto, na academia de Bombeiros Militar, realizaram o primeiro atendimento às vítimas. Logo que as equipes chegaram no local, se depararam com duas pessoas já mortas.

As vítimas fatais eram os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto. Um terceiro tripulante, o mecânico da empresa terceirizada Walter Luís Martins, foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII.

Segundo a Polícia Federal, ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado.

Guilherme de Almeida Irber (Reprodução/Redes sociais)
José Moraes Neto (Reprodução/Redes sociais)

Modelo do avião

O avião da Polícia Federal era do modelo Cessna Caravan, de pouso convencional, com capacidade de 11 lugares e fabricado em 2001. Ele não tinha autorização para táxi aéreo.

Causas da queda

Em nota, a PF informou que já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente. Peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos foram enviados ao local do acidente para auxiliar nas apurações.

“O Diretor-Geral da instituição, Andrei Rodrigues, também irá ao local. A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias”, diz a nota.

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), também foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a queda do avião.

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou órgão vinculado à FAB (Força Aérea Brasileira).

Segundo o Cenipa, a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!