Obras do Rodoanel Metropolitano começam em 2023; veja cronograma

Anel Rodoviário
Parte do valor das obras será custeado por acordo do Governo de Minas com a Vale (Divino Advincula/PBH + DER-MG/Divulgação)

O Governo de Minas anunciou, nesta terça-feira (9), que as obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte começarão em 2023. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, as alças norte, oeste e sudoeste devem ser entregues daqui a cinco anos (veja cronograma abaixo).

Hoje, o projeto se encontra em fase de consulta pública (leia aqui), que ficará aberta durante 45 dias – com fim previsto para o dia 22 de março. A obra do Rodoanel será um dos destinos do valor acordado entre o Governo de Minas e a Vale como indenização pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão.

A Vale arcará com R$ 3,5 bilhões dos R$ 4,5 bilhões previstos para as obras. O resto será custeado pelo pedágio a ser cobrado pela empresa que terá a concessão, onde o motorista pagará R$ 0,28 por km rodado. De acordo com o secretário, o projeto ainda precisa cumprir diversas etapas até a licitação e o início das obras em 2023. O edital para Concorrência Pública deverá ser lançado até julho, e, em seguida, a licitação será concretizada na Bolsa de Valores de São Paulo.

Até novembro, a Secretaria Estado de Infraestrutura e Mobilidade espera que o contrato seja assinado. Serão necessários, ainda, a desapropriação de áreas específicas em municípios da Grande BH, além do cumprimento da etapa de licenciamento ambiental. O período de concessão do Rodoanel será de 30 anos.

Impactos

O Governo de Minas afirma que o Rodoanel Metropolitano trará benefícios como o alívio do trânsito da região: de acordo com Marcato, a diminuição média do tempo de deslocamento será de 30 a 50 minutos, até mesmo para veículos de carga.

No campo da saúde, ainda segundo a pasta, a redução de custos causados por acidentes fatais será de mais de R$ 474 milhões ao longo do prazo de concessão. Já a queda nas emissões de CO2 tem previsão de atingir quase 10%, e a expectativa é a de que a redução no custo do transporte gere aumento de competitividade e impulsione a economia.

As pessoas que vivem na região também serão impactadas pela obra: cerca de 200 famílias de Betim e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, serão retiradas de suas casas para a realização das obras. De acordo com Fernando Marcato, a desapropriação deve custar R$ 1,2 bilhão.

Cronograma previsto

  • 6 de fevereiro – início da consulta pública
  • 22 de março – fim da consulta pública e início de ajustes no projeto
  • Junho de 2021 – lançamento do edital de concessão
  • Outubro – fim da análise das propostas
  • Novembro – assinatura do contrato
  • Março de 2023 – liberação do licenciamento ambiental
  • Março de 2023 – início das obras
  • Março de 2026 – entrega das alças norte, oeste e sudoeste
  • Março de 2027 – entrega da alça sul

O Rodoanel

O Rodoanel ligará alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais, ampliando a malha viária do estado. A região do Anel Rodoviário ficará, portanto, livre para a circulação de veículos coletivos e individuais. De acordo com os estudos iniciais, a mudança deve proporcionar a redução de, em média, mil acidentes por ano.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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